Lançada a Frente Parlamentar do Ensino Técnico
- Vilmar Bueno, o ESPETO
- 9 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Florianópolis

FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL
Tendo como coordenador o deputado Mário Mota (PSD), foi lançada na tarde desta quarta-feira (7) a Frente Parlamentar do Ensino Técnico. O colegiado tem o objetivo de incentivar a capacitação de profissionais para os setores estratégicos da economia catarinense.
Para o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 4ª Região (CRT04), que abrange Santa Catarina e Paraná, Valdir Rosa, a Frente pode colaborar muito para incrementar o ensino técnico no Estado. “A importância do ensino técnico-profissionalizante pode ser medida pela empregabilidade, 30% a 40% superior ao ensino médio.”Outros dirigentes do CRT04 falaram de experiências pessoais de formação no ensino técnico, enaltecendo escolhas que foram decisivas em suas vidas.A falta de técnicos, por exemplo, no setor de tecnologia, foi lembrada pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett. “Atualmente há 10 mil vagas em aberto em Santa Catarina.
A Frente pode contribuir no preenchimento destas competências, já que o setor de tecnologia paga duas vezes e meia mais que a média das outras atividades profissionais.”Com a exigência legal de pelo menos 50% dos cursos de ensino técnico, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está para inaugurar o 23º campus, em breve, em Tijucas.
“O primeiro curso técnico do Estado vai completar 115 anos em setembro, no mesmo endereço que hoje sedia o campus do IFSC na avenida Mauro Ramos, na Capital”, informou o pró-reitor de ensino do IFSC, Adriano Silva.A presidente da Comissão de Educação da Casa, deputada Luciane Carminatti (PT), e os demais integrantes da Frente, deputados Marquito (Psol) e Matheus Cadorin (Novo), reiteram a relevância do tema para a formação profissional dos jovens e a necessidade de mão de obra capacitada em muitos ramos da economia.O deputado Fernando Krelling (MDB) também faz parte da Frente Parlamentar do Ensino Técnico.
Rubens Vargas
Agência AL
Comments