top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Jorge Goetten e irmão de Jorginho Mello vão assumir o Republicanos em SC



Estado

Está praticamento concretizada uma delicada operação que mexe com o tabuleiro político de Santa Catarina. Em uma articulação que envolve o governador Jorginho Mello (PL) e os dirigentes nacionais do PL e do Republicanos, o deputado federal Jorge Goetten (PL) vai mudar de partido e assumir a presidência estadual da legenda.


As digitais do governador vão ficar marcadas pela presença de seu irmão Juca Mello na nova executiva estadual do Republicanos. Com a articulação, Jorginho traz o partido do governador paulista Tarcísio de Freitas e da senadora Damares Alves, do Distrito Federal, para uma atuação conjunta com o PL em Santa Catarina.


Sob comando do ex-governador Carlos Moisés, desafeto de Jorginho, o Republicanos vinha atuando alianhado aos projetos do PSD – que vai estar em lado oposto ao PL em cidades como Joinville, Blumenau, São José, Itajaí e Criciúma.


No Republicanos, Jorge Goetten também terá mais liberdade de ação e a missão de construir um partido parceiro do governador. O Republicanos elegeu 40 deputados federais em 2022, número semelhante ao do tradicional MDB (42), mas acabou sem representantes na Câmara dos Deputados em Santa Catarina.


A filiação de Goetten exigiu um acordo de Jorginho Mello com os presidentes nacionais do PL, Valdemar da Costa Neto, e do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira.

Uma reunião entre Goetten e os dois dirigentes nacionais, na terça-feira, selou os pontos do acordo. Valdemar vai assinar em nome do PL uma autorização para que o deputado federal catarinense deixe a sigla sem risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

Fonte: Upiara Boschi

Comments


bottom of page