São Bento do Sul
Com a elevação do Planalto Norte para o estado gravíssimo e o alto nível atual de transmissão do coronavírus no município, o Hospital e Maternidade Sagrada Família estabeleceu novas regras para visitas e acompanhantes de pacientes. As ações são necessárias para contribuir no controle da disseminação e evitar medidas mais restritivas de mobilidade social, como também promover a devida proteção aos pacientes internados. As novas regras valem a partir desta quinta-feira, 26 de novembro, e por tempo indeterminado, até que haja condições mais favoráveis e seguras de retorno à normalidade.
A direção da instituição de saúde destaca a extrema necessidade das pessoas praticarem o convívio social seguro e seguirem os cuidados básicos indicados nos protocolos vigentes. “Nós temos compromisso de zelar pela assistência social plena. Além dos pacientes com Covid-19, continuamos atendendo outras patologias, como gestantes, fraturados, enfartados e muitos outros. Para que possamos superar esse momento delicado, contamos com a compreensão e o compromisso efetivo de toda a comunidade através dos cuidados de prevenção ao coronavírus”, destaca o diretor administrativo, Renato Figueiredo.
O Hospital reduziu em 60% sua capacidade de realizar cirurgias eletivas de média complexidade, feitas através de agendamento. Essa medida é necessária para controlar o fluxo de trabalho e movimentação interna, considerando especialmente a dificuldade que os hospitais de toda a região estão enfrentando na contratação de profissionais assistenciais. As cirurgias emergenciais e de alta complexidade, incluindo para pacientes da Oncologia, além de partos e cesarianas, continuam acontecendo normalmente.
A instituição vem trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde para buscar estratégias complementares em nível assistencial para promover uma atuação com maior resolutividade e qualidade em relação à Covid-19. O Sagrada Família também vem trabalhando em rede com os demais hospitais do Planalto Norte no acolhimento e tratamento de pacientes.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA – O Hospital solicita que somente pacientes agravados do diagnóstico de síndrome gripal procurem atendimento na urgência e emergência. Os demais atendimentos, não urgentes de qualquer diagnóstico, incluindo síndrome gripal, devem ser feitos primeiramente nos postos de saúde do município. A redução do fluxo no Hospital traz mais agilidade e segurança de atendimento de pacientes que realmente necessitam de atendimento priorizado ou imediato.
UTI – Atualmente estão ativos 10 leitos na UTI do Sagrada Família, sendo 3 deles exclusivos para pacientes em suspeição ou positivos de Covid-19. A prioridade é o atendimento à comunidade local, mas a instituição também integra a Central de Regulação Estadual de Leitos - SISREG, podendo receber pacientes de outros municípios.
VISITAS E ACOMPANHANTES
As visitas de SUS, particular e convênios nas enfermarias e UTI acontecem diariamente, com acesso pela recepção do internamento. Informações adicionais podem ser esclarecidas pelo fone 3631-0200.
§ Paciente suspeito ou positivo de Covid-19 internados em enfermarias (SUS, particular e convênios)
Sem direito a visitas. Direito a um acompanhante, se houver indicação médica. Informações sobre o paciente sem direito a acompanhante são repassadas aos familiares por meio de boletim médico diário, por contato telefônico da instituição, das 14h30 às 15h30.
§ Paciente suspeito ou positivo Covid-19 internados em UTI (SUS, particular e convênios)
Sem direito a visitas. As informações sobre o paciente são repassadas aos familiares por meio de boletim médico diário, por contato telefônico da instituição, das 11h às 12h.
§ Demais pacientes com internação em enfermarias (SUS, particular e convênios)
Visitas somente para pacientes sem acompanhantes. Das 14h30 às 15h30h, com permanência máxima de 30 minutos.
§ Pacientes com internação em UTI Geral (SUS, particular e convênios)
Visitas das 11h às 12h. Somente um visitante, com permanência máxima de 30 minutos.
§ Trocas de acompanhantes de pacientes nas enfermarias (SUS, particular e convênios)
Diariamente, das 7h às 8h e das 18h às 19h, com acesso pela recepção do internamento.
§ Ambulatório de consultas Oncológicas
Tem direito a acompanhante somente o paciente com dificuldade de mobilidade ou prejuízo cognitivo.
§ Religiosos
As visitas de amparo religioso estão liberadas, mediante solicitação de familiares e com acompanhamento da equipe de enfermagem.
Fonte: Impulso Comunicações
Comments