top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Grupo de ginástica ao ar livre na 25 de julho



São Bento do Sul

O projeto, desenvolvido pela equipe da Unidade de Saúde do bairro 25 de Julho, proporciona exercícios físicos na pracinha em frente ao posto. Nas quartas-feiras, às 7h45, o professor voluntário Luis Claudio Ramalho (professor Dick), junto com as agentes comunitárias, se encontram com a comunidade para as práticas.


A enfermeira Berenice Souza Antunes explicou que o projeto já existia, mas que sofreu algumas alterações. “Como entraram mais agentes de saúde no posto, em uma reunião, pedi para que cada uma fosse responsável por um grupo, de escolha delas. Aí cada uma escolheu e foi atrás de um voluntário”, disse.


O professor Luis destacou a importância da atividade ao ar livre. “É importante eles saírem de casa também, saber que eles têm um lugar para ir. Muitos não se conhecem, mas acabam interagindo, aproveitando para conversar, fazer novas amizades e relaxar, além de estarem fazendo atividades físicas”, comentou.

Dick também explicou sobre o funcionamento dos exercícios. “O ar livre te dá mais benefícios, como a caminhada, por exemplo, com o contato com a natureza, pode pegar um pouquinho de sol, um pouquinho de vento, pode pegar uma garoa, não estamos imunes a isso, mas estamos nos fortalecendo, e eles adoram”, disse. “Os benefícios são muitos, aqui a gente pode caminhar, estamos ao lado da natureza, temos o ar livre, um ar puro”, completou.

Esse não é o único projeto da Unidade de Saúde da 25 de Julho. Durante a semana, alguns programas são feitos, todos voltados para a saúde e bem-estar da população. Nas segundas-feiras, os interessados se reúnem no artesanato, nas quartas-feiras, a ginástica ao ar livre. O grupo de Zumba começa nas quintas-feiras. E às sextas-feiras são dedicadas às caminhadas.

Programas:

ACS Ester- Ginástica

ACS Carolina- Caminhada

ACS Simone Ribeiro Fernandes - Artesanato

ACS Nayara- Zumba (começa mês que vem na pracinha)

ACS Scheila e Sandra- Horta, que será feita no posto com as crianças da creche.

ACS Juceliane- Grupo de relaxamento (início em novembro).

Para participar, os usuários podem entrar em contato com a unidade de saúde.

Texto e fotos: Larissa Mayara Hirt da Maia

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de São Bento do Sul

Commentaires


bottom of page