São Bento do Sul
Na última sexta-feira dia 12 de março, o Secretário Municipal de Educação Josias Terres e a Diretora de Programas e Projetos Suzana Beatriz Kotovicz Teles, estiveram na Escola Básica Municipal Professora Maria Ferreira Ziemann, conversando com os pais dos 9 alunos matriculados na unidade e com os representantes da comunidade, entre eles, o Vereador Paulo Zwiefka.
A escola Prof.ª Maria Ferreira Ziemann está localizada entre a EBM Emilio Engel no bairro Rio Vermelho e também entre as escolas EBM Annelize Beckhauser Mallon, EBM Prof.ª Lúcia Tschoeck e o Colégio Estadual Carlos Zipperer Sobrinho, ambos no bairro Centenário.
Considerando o número muito reduzido de alunos na EBM Prof.ª Maria Ferreira Ziemann (ao todo são 9 alunos matriculados, com previsão de permanecerem apenas 5 no próximo ano), inviabiliza que a Secretaria Municipal de Educação destine pessoal para um número tão reduzido de estudantes. O modelo que vem sendo adotado para que a Escola continuasse funcionando foi o de oferecer o Ensino Multisseriado (duas ou mais turmas na mesma sala) sistema que já foi abandonado há décadas nos centros urbanos, pois os mesmos privam os estudantes do ensino formal e mais adequado para seu aprendizado.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação com a nova estruturação, com o intuito de construir um modelo sustentável que ao longo dos anos possa oferecer mais qualidade pedagógica e física das unidades, mostrou nesta reunião que em favor dos estudantes (ensino adequado idade/ano), possibilitou aos pais a opção de escolher outra escola para seus filhos na unidade mais próxima, com a garantia de transporte se necessário.
Os pais entenderam as alegações da Secretaria Municipal de Educação, e foram orientados que a partir do dia 15/03/2021 os alunos já começam a ser remanejados com o auxílio dos profissionais da Secretaria de Educação.
Quanto ao destino do prédio da Escola, a Secretaria Municipal de Educação se colocou à disposição da comunidade, por meio de seus representantes incluindo o Vereador Paulo Zwiefka que estava presente, para que nas próximas semanas façamos uma reunião de transição do espaço físico, passando a servir para outra finalidade que não foi definida ainda. Surgiram várias sugestões como: centro social, centro de reabilitação, museu, centro cultural, centro turístico, centro ambiental, entre outras.
A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação têm o sentimento de que devemos juntos encontrar alternativas para destinar o espaço físico para algo que preserve a História e as memórias que o local representa para a comunidade, em especial ao nome Maria Ferreira Ziemann.
Kommentare