top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Escola do Legislativo e Comissão de Educação e Cultura promovem palestra sobre gestão de educação em município referência nacional




Florianópolis/Sobral

Na terça-feira, 16 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), por meio da Comissão de Educação e Cultura e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a partir de requerimento do deputado Mário Motta (PSD), foi recebido o secretário de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos. Durante a palestra O Segredo do Sucesso da Educação em Sobral/CE, o secretário compartilhou as experiências educacionais bem-sucedidas que fizeram o município se tornar referência nacional em educação.


A Comissão de Educação e Cultura tem na presidência a deputada Luciane Carminatti, e o deputado Mário Motta, na vice-presidência. O deputado Rodrigo Minotto representou o parlamento, como vice-presidente da Casa, e o deputado Napoleão Bernardes prestigiou como amigo e colega de bancada do deputado Mário Motta. Além deles, a recém-eleita vice-reitora da Udesc, Clerilei Aparecida Bier, representou a universidade estadual.

Com 200 mil habitantes, o município de Sobral ganhou reconhecimento pelos resultados consistentes e acima da média nacional em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal medidor de desempenho dos estudantes, do Ministério da Educação. Sobral (CE) e Coruripe (PE) são os únicos municípios brasileiros cujas médias no 5.º e 9.º anos se comparam com as das escolas privadas do país, e muito acima da média das escolas privadas dos respectivos estados.

O resultado, no entanto, não é de agora. No encontro, Herbert Lima destacou que há quase 30 anos a prefeitura adotou um novo plano de gestão educacional com foco na erradicação do analfabetismo, na redução da evasão escolar e na valorização dos professores. Entre os diferenciais que levaram a cidade a ser considerada pelo Senado a Capital Nacional da Educação destacam-se o Programa de Alfabetização na Idade Certa, criado no final da década de 1990, e que com o passar dos anos foi estendido para o governo do Estado,  seguido hoje em 184 municípios cearenses.

A gestão educacional de Sobral prioriza ainda a formação continuada de professores, material didático estruturado, avaliação permanentes de monitoramento e acompanhamento dos estudantes a cada seis meses, currículo, seleção pública para diretor e coordenador escolar, gratificação, bonificação e prêmios em dinheiro para os professores que apresentam os melhores resultados com os alunos, além de ações para aproximar a família da escola.

Os programas e metas definidos fizeram que Sobral – que tem 2.800 professores, 85 unidades escolares e 35 mil alunos – saltasse de 1.366 no ranking do IDEB, em 2005, para o primeiro lugar em 2015 com 8,8. Para 2023, a projeção é de que o município conquiste o melhor resultado até hoje, alcançando a pontuação de 9,5, consolidando mais uma vez o título de cidade com a melhor educação do Brasil.

Ao fim do encontro, o secretário Herbert Lima destacou que a principal diferença de Sobral com relação aos demais municípios brasileiros não é oferecer os mesmos recursos a todos os estudantes, mas sim trabalhar de forma individualizada, entendendo e trabalhando as particularidades de cada aluno.

Para o deputado Mário Motta, o exemplo de Sobral, além de inspirador, mostra que, mesmo com poucos recursos, é possível fazer a diferença e transformar o futuro por meio da educação. “Certamente este evento contribuiu para nos apontar novos caminhos para a gestão educacional, para nos incentivar a buscar novas soluções para os desafios da educação brasileira e para o incentivo à inovação educacional em Santa Catarina”, destacou.

Assista a palestra na íntegra no canal da Alesc no Youtube:

Departamento de Comunicação do deputado Mário Motta

Fotos: Rodolfo Espínola/Agência AL

GISELE KRAMA


COMUNICAÇÃO - DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI

Contato: (48) 98849-3622 / (48) 3221-2662

Comments


bottom of page