Emprego: A melhor política de inclusão social, por Silvio Dreveck
- Vilmar Bueno, o ESPETO
- há 2 minutos
- 2 min de leitura

Estado
Santa Catarina se destaca mais uma vez no cenário nacional ao atingir a menor taxa de desemprego entre as 27 unidades da federação: apenas 3%, enquanto a média do país é de 7%. Essa taxa indica que estamos com pleno emprego. Por onde passo em Santa Catarina venho repetindo: o emprego é a melhor política de inclusão social.
Porém, esse resultado não é fruto do acaso, mas sim de um trabalho consistente, planejamento estratégico e um ambiente econômico que favorece o empreendedorismo, a inovação e a capacitação profissional. Nossa trajetória de sucesso se deve a uma combinação de fatores. Santa Catarina possui apenas 1% do território nacional, porém tem infraestrutura competitiva, mão de obra qualificada e um setor produtivo diversificado. Somos um estado que atrai investimentos nacionais e internacionais, gerando emprego e renda para a população.
O Governo do Estado, sob liderança do governador Jorginho Mello, tem sido um parceiro essencial nesse processo, implementando políticas que estimulam a geração de empregos e o crescimento das empresas. Programas de incentivo fiscal, desburocratização e apoio às micro e pequenas empresas têm permitido que negócios avancem em todas as regiões. Além disso, investimentos em educação técnica e profissionalizante garantem que nossa força de trabalho esteja preparada. Destaco ações como o Prodec, o Pronampe SC, o Universidade Gratuita, e o Programa CaTec – para ensino técnico –, entre tantas outras iniciativas.
O espírito empreendedor do povo catarinense é outro diferencial. Temos uma cultura de trabalho, inovação e resiliência que faz com que nossas empresas sejam competitivas a nível global. Não à toa o estado é procurado cada vez mais por migrantes e imigrantes em busca de oportunidades.
A inovação também é um pilar fundamental. Santa Catarina abriga alguns dos melhores centros de pesquisa e universidades do país, além de ecossistema de startups que estão revolucionando setores como agronegócio, saúde e inteligência artificial. O Governo do Estado tem fomentado esse ambiente por meio de diversos programas, com amplo diálogo com o setor privado e formação de parcerias estratégicas.
O resultado é muito positivo. Com a menor taxa de desemprego do país, precisamos reconhecer que Santa Catarina é hoje um exemplo para o Brasil. Estamos mostrando que, com trabalho sério, gestão eficiente e visão de futuro, é possível construir um estado diferenciado. Vamos em frente!
Silvio Dreveck é secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço Boa tarde. Tudo bem? Estou divulgando um artigo do secretário Silvio sobre emprego
Comments