Em Papanduva, projeto “Telas Itinerantes” valoriza talentos artísticos e aproxima escola da comunidade
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- há 49 minutos
- 1 min de leitura

Idealizado pelo professor de Artes Airton José Becker, o projeto “Telas Itinerantes”, da Escola de Educação Básica Ainor Vieira Corte, em Papanduva, tem como principal objetivo valorizar o talento artístico dos estudantes, ao mesmo tempo em que promove a inclusão, a identidade cultural e a integração com a comunidade.
A iniciativa, apoiada pela Secretaria Municipal de Educação, envolve 17 alunos do Ensino Fundamental e Médio, que vivenciam uma rica experiência de expressão visual por meio da releitura de obras consagradas de artistas famosos.
Cada participante tem a oportunidade de reinterpretar o mundo através da arte, dando novas cores e significados às obras que inspiram sua criatividade. As obras foram produzidas no contraturno escolar, durante os encontros realizados todas as segundas-feiras, das 19h às 22h, com os alunos que integram o projeto — um espaço dedicado exclusivamente à arte, à troca de experiências e ao desenvolvimento criativo.
Mais do que uma atividade escolar, o projeto se transforma em uma ponte entre a escola e a comunidade, levando a arte dos alunos para diferentes espaços e públicos. Essa circulação amplia o alcance da proposta e aproxima a comunidade escolar e o público em geral da linguagem artística, fortalecendo o vínculo entre educação e cultura.
Atualmente, as obras produzidas pelos estudantes estão expostas na recepção da Prefeitura de Papanduva, permitindo que servidores e visitantes apreciem de perto o talento e a sensibilidade dos jovens artistas.
O “Telas Itinerantes” é um exemplo de como a arte pode transformar, inspirar e conectar pessoas, despertando o olhar sensível e valorizando o talento dos jovens papanduvenses.





