top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Eleições suplementares: Canoinhas já tem sete pré-candidatos a prefeito


Marcos Homer, Zenilda Lemos, Wilson Pereira, Juliana Maciel, Nilson Souza, Ivan Krauss e Willian Godoy já manifestaram interesse

Canoinhas


O advento das eleições suplementares para prefeito e vice de Canoinhas vem criando um número recorde de candidaturas. Desde a redemocratização do País, em 1988, Canoinhas teve no máximo quatro candidatos a prefeito, mas pode ter nas eleições deste ano ao menos cinco. São as excepcionalidades de uma eleição suplementar, contudo, o rápido processo eleitoral pode atropelar as conversações e um número recorde se consolidar.

A última vez que Canoinhas teve quatro candidatos foi em 2004, quando Didi Ecker (PFL), Leoberto Weinert (PMDB), João Rosa Müller (PP) e Sérgio Moreira (PT) entraram na disputa. As quatro eleições seguintes oscilaram entre três ou dois candidatos.


Em sessão na segunda-feira (25), o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) marcou a data para as eleições suplementares na cidade: 30 de outubro, junto a um eventual segundo turno das eleições gerais.


Maior em número de filiados, o MDB terá uma disputa interna entre Wilson Pereira e Zenilda Lemos, como a coluna mostrou ontem. Uma pesquisa para consumo interno deve definir o nome a ser ungido pelo diretório. Por já estar no poder, Willian Godoy (PSD) vai entrar na disputa tentando manter o que conseguiu organizar nestes poucos meses como interino.


Juliana Maciel (PSDB), talvez a primeira a pensar nesta eleição entre todos os preponentes, reorganiza o diretório local para lançar sua candidatura. Como a coluna trouxe ontem, nem mesmo Marcos Homer (Podemos) ela conseguiu segurar na frente de oposição na Câmara entre seus apoios que pareciam sólidos como rocha.


Ivan Krauss (Progressistas) segue firme no propósito de ser prefeito de Canoinhas. Ele chegou a cogitar ser candidato a deputado estadual, mas decidiu-se rapidamente por manter a candidatura a prefeito. Por fim, Nilson Souza (PT) quer aproveitar o caldo que resta da esquerda em Canoinhas e deve lançar candidatura.


Destes nomes parece claro que o MDB terá um candidato, Willian, Juliana e Ivan não abrirão mão da candidatura e, sem afinidade com nenhum destes quatro, o PT vai mesmo com uma chapa pura. O único com passe na praça, ao que parece, é mesmo Homer. Teríamos, portanto, cinco candidatos, recorde em 40 anos. Isso porque, em 1982, Canoinhas teve seis candidatos a prefeito: Orlando Müller, Selma Pieczarka, Alfredo de Oliveira Garcindo, Paulo Rocha Faria, Luiz Fernando Freitas e, o eleito, José João Klempous. Fonte: https://www.jmais.com.br/


Comments


bottom of page