top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Educação emite nota à imprensa



São Bento do Sul

A Secretaria Municipal de Educação vem por meio dessa nota, informar que está trabalhando na implantação do ensino híbrido e online, planejando, executando e avaliando todos os processos que envolvem a complexidade da educação. A educação por si só já é um desafio, quem dirá em tempos de pandemia.


Informamos que devido a alteração da Portaria 983/2020 pela Portaria 168/2021 preconiza que as atividades escolares/educacionais presenciais estão autorizadas, seguindo rigorosamente todos os cuidados e regramentos sanitários estabelecidos, desde que a capacidade operativa das salas e dos espaços disponíveis respeitem o distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metro. Diante dessa modificação publicada no dia 17/02/2021, a Secretaria Municipal de Educação, Unidades educacionais e Departamento de engenharia, estão identificando a metragem quadrada de cada sala de aula e orientando os diretores quanto a ocupação das mesmas de forma acomodar os alunos seguindo os critérios estabelecidos nas medidas sanitárias.


Com base nisso, a partir do dia 08 de março de 2021 algumas unidades educacionais já poderão atender a ocupação de acordo com a legislação vigente. Sendo assim teremos três modelos: turmas com 100% online, turmas híbridas (tempo casa/tempo escola) e turmas 100% presenciais. Esse novo procedimento de 100% presencial será repassado aos pais/responsáveis que poderão adotar esse novo modelo ofertado, que inicialmente será direcionado ao atendimento dos alunos do ensino fundamental anos iniciais do 1º ao 5º ano.


Informamos ainda, que no modelo híbrido (tempo casa) refere-se ao planejamento organizado pelo professor presencial de sala de aula, sendo que este poderá optar em mandar atividades online (são as atividades produzidas pelo próprio professor postadas no Classrom) ou optar por orientar que o aluno desenvolva atividades em casa (sugestão: atividades do livro didático, pesquisa, atividades no caderno, leitura, atividades que envolvam interpretação e resolução de problemas, leituras complementares, contemplando todos componentes curriculares, atividades on-line, entre outras estratégias).


Estamos cientes, que pelo fato de ser um modelo novo de atendimento nesse início de ano letivo retomando ao ensino presencial gradativamente, solicitamos para os professores que não conseguiram orientar os seus alunos (híbrido) nas primeiras 2 semanas, realizem correção de carga horária para cumprimento do calendário escolar. Ressaltamos que os alunos que frequentaram a primeira e a segunda semana presencial/híbrida, esses terão uma correção de carga horária devido ao cumprimento dos 200 dias letivos do calendário escolar, que será realizado por Unidade Escolar de acordo com as suas especificidades.


Já no modelo 100% online, a Secretaria Municipal de Educação já criou o Portal de apoio ao estudante, que conta com os conteúdos e atividades para disponibilizar aos professores e alunos e que atualmente estamos aguardando a realização do pregão eletrônico que autoriza a contratação de empresa para a gravação das vídeo-aulas que servirão de suporte para o professor e estará disponível para todos os estudantes e professores da rede municipal.


Estamos realizando adequações nos informativos 01,02,03/2021 (orientações gerais) expedidos pela Secretaria Municipal de Educação a fim de melhor atender nossos estudantes. Frisamos ainda, que não se pode comparar o modelo educacional antes de 20/03/2020 (antes da pandemia) com o momento que estamos atravessando atualmente, pois trata-se de um modelo adaptável, flexível e em fase de implantação.


Gostaríamos da compreensão de todos (professores, estudantes, pais/responsáveis e Comunidade Escolar em geral), uma vez que o ensino híbrido é uma novidade para todas as redes de ensino não só a nível municipal mas a nível nacional, e nós como todos, estamos nos adequando ao momento de pandemia, buscando oferecer o melhor possível aos estudantes da rede municipal de ensino. Acreditamos que juntos somos mais fortes e que venceremos mais esse grande desafio.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Bento do Sul

Posts recentes

Ver tudo

Ciranda Política

Fiscalização deficente A gestão de Tomazini - PL, realmente avançou no que se refere a pavimentação e recapeamento. Mas o maior pecado,...

Comments


bottom of page