São Bento do Sul
Nesta segunda-feira, dia 29, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída em 1986, que tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, quase 162 mil mortes anuais podem ser atribuídas ao seu uso, fazendo com que o tabagismo seja o terceiro fator que mais mata. Em São Bento do Sul, ações de sensibilização e também de tratamento são fornecidas gratuitamente pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde.
“Aqui no município, trabalhamos com o programa de tabagismo, que fornece todo o apoio aos pacientes dependentes, que têm o desejo de parar de fumar substâncias da nicotina. Além disso, estamos com o problema dos cigarros eletrônicos, que também são substâncias prejudiciais para a saúde da população, como câncer, problemas respiratórios, entre outras doenças”, explica Emanuelle Gassner, farmacêutica do Centro de Vigilância à Saúde.
Como participar do grupo de tratamento
Em São Bento do Sul, o acesso para o tratamento é fácil. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (47) 98497-7310, onde o paciente pode solicitar participar de encontros juntamente com os profissionais da Secretaria de Saúde.
O programa segue um cronograma determinado pelo Instituto Nacional de Câncer -INCA e nele, os pacientes passam por 4 fases iniciais de tratamento, com encontros semanais. Em seguida é realizado trabalho de acompanhamento, no qual pode durar até um ano.
“É uma maneira mais prática para que o cidadão tenha acesso ao programa. Assim, também temos o nosso controle para auxiliar todos no tratamento”, finaliza Emanuelle.
Comments