São Bento do Sul
No dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Em São Bento do Sul, os trabalhos são intensos pelos fiscais, garantindo que produtos, serviços e bens estejam adequados ao uso, sempre atuando em prol da saúde pública.
Conforme destacou Silvana Bianco Bauer, diretora do Centro de Vigilância à Saúde, a função da Vigilância Sanitária trata-se de um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, além da produção e circulação de bens e da prestação de serviços que interessam à saúde. “Nossos fiscais trabalham com essa intenção, para que todo serviço seja disponibilizado corretamente para a população”, enfatizou.
Somente neste ano, quase mil inspeções foram realizadas pelos fiscais, além de 200 denúncias apuradas, sendo na maioria esgoto irregular, e mais de 100 notificações de irregularidades em relação às medidas de enfrentamento contra à Covid-19.
Silvana também destacou que a partir deste ano a vigilância municipal teve de pactuar com o Estado as atividades de alta e média complexidade, ou seja, o município ficou a cargo de inspecionar em todos os locais e setores de saúde, como hospitais, setores de hemodiálises, oncologia, entre outros. “Esta era uma responsabilidade que anteriormente era do Estado e agora passa a ser do município fiscalizar”.
O grupo de fiscais de São Bento do Sul é formado por:
Edenize Maas - Coordenadora da Vigilância Sanitária e Fiscal em Vigilância em Saúde
Marco Aurelio Olinisky - Coordenador de Endemias e Fiscal em Vigilância em Saúde
Luciana Machado – Enfermeira - Fiscal em Vigilância em Saúde
Carla Diener – Farmacêutica - Fiscal em Vigilância em Saúde
Elisandra Dos Santos - Fiscal em Vigilância em Saúde
Alexandre Zotz - Fiscal em Vigilância em Saúde
Leandro Borges - Fiscal em Vigilância em Saúde
Mauro Siqueira - Fiscal em Vigilância em Saúde
Daniela Dreweck - Fiscal em Vigilância em Saúde
Comments