Câmara de Vereadores - Mãe e filho falam sobre a diabetes tipo 1
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 7 de mai. de 2025
- 1 min de leitura

São Bento do Sul
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores, fazendo uso Tribuna Popular, Marlene Dybas Becker e Otavio Emanuel Becker, mãe e filho que explanaram sobre diabetes. O filho tem diabetes tipo 1, uma doença autoimune que afeta cerca de 600 mil brasileiros.
Ela falou ainda, que no início do ano o presidente Lula vetou o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional que classificava a diabetes mellitus tipo 1 como deficiência. A aprovação traria benefícios às pessoas que são acometidas pela doença. “O que queremos é ter dignidade parente o estado e a lei”, citou a mãe.
Otávio também usou a tribuna, dividindo com os presentes a experiência pessoal, de um jovem com uma vida normal e que, de repente, precisou ressignificar a rotina. “Não podemos sair de casa sem pensar na próxima refeição nem sair sem a insulina. A culpa da doença não é minha. É uma questão genética”, disse.
Por fim, Otávio pediu ajuda à Câmara de Vereadores, a fim de fazer uma moção de apelo ao Congresso Nacional com objetivo de derrubar o veto do presidente Lula. Todos os vereadores, tocados pela mensagem, se comprometeram em auxiliar a causa.




