top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Conscientização contra a dengue em São Bento do Sul

Atualizado: 22 de mar.




São Bento do Sul

A Defesa Civil de São Bento do Sul e o Departamento de Trânsito Urbano (Detru) têm atuado de forma intensa nas ações de conscientização da população sobre o combate à dengue. Nesta semana, os órgãos de proteção contaram ainda com o reforço de peso do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil em mais uma edição de suas blitz educativas, desta vez, realizada na rua Jorge Zipperer, em frente a Delegacia.

 

As forças de segurança têm um papel fundamental na divulgação da mensagem da atenção que as pessoas devem ter com água parada e limpeza de suas casas, para evitar que o município registre novos focos e casos da doença. “Temos feito esse diálogo aproximado com a população para disseminar a mensagem de que a dengue é grave e podemos evitar ela com atitude responsável”, disse o diretor da Defesa Civil, Vilmar Kravec.  


São Bento do Sul já registrou 11 casos de dengue e 56 focos de criadouro do mosquito, números que infelizmente vêm aumentando a cada dia. “Apesar de termos uma situação controlada se comparado a cidades da região, como Joinville, não podemos baixar a guarda. Dengue é perigosa e pode matar. Por isso agradecemos a colaboração destas instituições nesta batalha”, afirmou o prefeito Antonio Tomazini. 


Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.


A orientação do Ministério da Saúde é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.


O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), nesta quarta-feira, 20, mostra que os casos prováveis de dengue (66.174) tiveram um aumento de 390,8% no ano de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 251 municípios já registraram casos prováveis de dengue este ano.


Além disso, até o dia 19 de março de 2024, já foram confirmados 31 óbitos por dengue nos municípios de Araquari (01), Balneário Piçarras (01), Blumenau (01), Brusque (01), Florianópolis (01), Ibirama (01), Indaial (01), Itajaí (06), Itapiranga (01) Joinville (13), Navegantes (01), Palmitos (01), São Francisco do Sul (01) e Tijucas (01). Ainda, 13 permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde (Joinville, Itajaí, Penha, Imaruí, Pedras Grandes, Tubarão, Cocal do Sul, São José, Blumenau e Xaxim) com apoio da Secretaria de Estado da Saúde

Posts recentes

Ver tudo

Ciranda Política

Falou tudo A vereadora Carla Hofmann - REP, novamente mostrou a falta de eventos, que podem trazer o turistas e fomentar o comércio local. Há muito tempo venho escrevendo e cobrando esse tipo de inves

Comments


bottom of page