São Bento do Sul
Durante a reunião do Comitê de Crise da Covid-19 em São Bento do Sul, realizada nesta quinta-feira (20), um dos assuntos tratados foi sobre o cronograma de vacinação para professores, que em Santa Catarina a previsão de início é a partir de 31 de maio. Para isso, as secretarias de Saúde e de Educação já elaboram a logística para aplicação das doses nos profissionais que se cadastraram e seguirá a nota técnica nº 022 GEDIM/DIVE/SUV/SES, a qual menciona os grupos prioritários. Quem não fez o cadastro vai ter que aguardar uma segunda etapa.
Outro ponto destacado na reunião foi quanto à vacinação contra a gripe, onde são contemplados, nesta segunda etapa, os professores da rede pública e privada e os idosos com mais de 60 anos. As doses seguem à disposição nos postos de saúde e conforme deliberação da Secretaria de Estado da Saúde, antes da aplicação da vacina contra a Covid-19 é recomendado que os profissionais da educação já tenham tomado a vacina contra a gripe, considerando o intervalo mínimo de 15 dias entre as doses.
No final da tarde de quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma nova instrução do estado referente às vacinas (gripe e Covid-19) para os profissionais da educação. O texto prevê a não obrigatoriedade, mas enfatiza a importância da imunização.
Quem optar por não tomar, terá que assinar um termo de ciência e se responsabilizar pela ação e não poderá mais ser considerado do grupo de risco ou questionar o risco de contaminação, devendo retornar para suas atividades cumprindo carga horária presencial.
Durante a reunião, foi aprovado o retorno das demais atividades esportivas no município, desde que sigam os devidos regramentos de segurança. Até então, apenas o futebol em ambiente aberto estava permitido no município. Porém, ainda falta a publicação do novo decreto, o que ocorre nos próximos dias, para legalizar estas atividades.
Viviane de Vargas Miranda
Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Bento do Sul
Comentários