Ciranda Política
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 9 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Paraquedistas
Já somam mais de 10 pré-candidatos, que já aterrissaram em solo de São Bento do Sul na busca de votos. Muitos deles só aparecem de quatro em quatro anos.
Paraquedistas II
Mas espero que os eleitores, pelo menos, votem em candidatos da cidade, e ou da região do Planalto Norte.
Daqui de
São Bento do Sul, os principais nomes que já colocaram o nome para o eleitor, estão Daniel Lutz – NOVO, Silvio Dreveck – PP, o presidente da Câmara, Gilmar Pollum – PL (mas que deve mudar de partido).
No caso
Do prefeito de São Bento do Sul, Tomazini – PL, que não termina e não sai da moita, ainda não disse que vai, muito menos que não vai. E isso está deixando o vereador licenciado e secretário de obras, Luiz Neri, o Magrão, de mãos atadas, pois sem essa decisão não pode botar o pé na estrada.
E da região
Ainda estão na pré-campanha, o prefeito de Mafra, Emerson Maas – MDB e a prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel – PL.

Isso sem
Falar do prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml, e do vice Pablo Ribeiro, ambos do PL, que ainda não decidiram que vai.
Para o Senado
Em SC, a deputada federal Carol se Toni – PL, já tem a grande maioria dos prefeitos fechados com ela para a disputa ao Senado. O filho de Bolsonaro, Carlos, que pretende mudar seu domicílio eleitoral, mesmo estando bem nas pesquisas, tem no seu encalço, além de Carol e Esperidião Amin.
Para a disputa
Ao governo do estado, Jorginho Mello – PL, deve enfrentar o prefeito de Chapecó, João Rodrigues – PSD, que deve levar muitas lideranças junto. E por fora corre Décio Lima – PT.
Resta saber
Num eventual segundo turno de Jorginho contra Rodrigues, os demais partidos devem se juntar com Rodrigues. Com quem vai fechar o MDB, PSDB e União Progressista.
Aniversário de SBS
No próximo dia 21 de setembro, São Bento do Sul comemora seus 152 anos de história com a grande festa Viva São Bento, no Pavilhão de Eventos da Promosul, das 10h às 19h. Mas não vai ter nem Maiara e Maraisa muito menos Ana Castela, isso somente para grande cidades, como Canoinhas e Mafra. Mas vai dar para fazer pilates, ver uns carros antigos e levar as crianças.
Saúde
Papanduva agora conta com nova Unidade de Saúde no SUS Central. A unidade atende as áreas das ACS Joana, Márcia e Marina e é uma região que antes estava descoberta. Os atendimentos já estão acontecendo com foco em atenção básica, prevenção e acompanhamento de tratamentos.

TEA
Na última segunda-feira, 08 de setembro, teve início a segunda turma do Treinamento para Famílias de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Papanduva. A iniciativa, que já havia sido realizada com sucesso no primeiro semestre, conta agora com aproximadamente 25 participantes inscritos, confirmando a boa adesão e o interesse da comunidade.



