top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Não veio O deputado federal, Darci de Matos – PSD, cancelou ontem na última hora sua vinda na ACISBS. Ele mesmo havia solicitado a participação nos “Diálogos Institucionais”, para falar sobre a reforma administrativa.

Notificação O operador de máquina Ney Carvalho, que protagonizou um bate-boca com o secretário de Obras no último dia 14 de julho, ingressou com uma série de medidas contra Jairson Sabino. O servidor pediu ao Controle Interno da Prefeitura Municipal a apuração da conduta de Sabino.

Notificação II Segundo o servidor, tudo começou quando Sabino mandou o servidor colocar a máscara enquanto fumava, isto em local aberto e quando nenhuma atividade estava sendo realizada. O servidor se recusou a colocar a máscara antes de acabar o cigarro e Sabino determinou que fosse redigida a advertência. Como Ney Carvalho recusou-se a assinar a advertência, Sabino o substituiu à frente da retroescavadeira que era utilizada diariamente pelo operador de máquina, e o puniu, deixando-o inativo na garagem, o que já dura quase duas semanas.

Notificação III Já o secretário tem dito que lá na secretaria quem manda é ele e o prefeito. Para o secretário os servidores que estão afastados, é uma decisão unilateral dele mesmo. E mesmo com todas essas cobranças e críticas inclusive de vereadores, o prefeito Tomazini, não se manifesta sobre o ocorrido.

Moção E novamente foram quatro votos a favor e 4 contra na votação de uma moção de repúdio ao presidente da Câmara de Rio Negrinho, vereador Piska – PP, que supostamente havia feito ameaças à sua ex-mulher. Com isso a moção foi arquivada.

Moção II Na sessão passada um requerimento pedindo a cassação de Piska, também foi arquivado. Com isso os vereadores de oposição esqueceram do município, e resolveram se concentrar em cassar Piska. O povo, a o povo que se lasque.

Podemos O presidente do Podemos de São Bento do Sul, Antônio Marcos Jantsch, esteve ontem em audiência com o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. Na pauta, as eleições de 2022 e os nomes para concorrer a deputado federal e estadual do partido.

Podemos II E o nome de Antônio Marcos está cotado para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa pela região do Planalto Norte.

Quer voltar! Um famoso político da região, que havia abandonado o PSB pelo PSDB, e que é pré-candidato a deputado estadual, resolveu pedir para voltar. Mas não se deu bem. O que o fundo partidário não faz!

Enquanto isso na Câmara A primeira a falar na sessão de ontem da Câmara de São Bento do Sul, foi a vereadora Carla Hofmann, sobre o projeto EducaMais, destacando o grande salto que a educação do município terá com a implantação desse projeto. Para ela, as futuras gerações irão colher os frutos desse projeto. Carla também agradeceu à Secretaria de Obras por atender a alguns pedidos seus feitos através de indicações. Ela também enalteceu a posse da nova presidente da JCI, Andreia Dias, e lembrou o importante trabalho desenvolvido pela entidade no município, como o projeto Oratória nas Escolas. Carla também falou sobre o Dia dos Avós, comemorado nesta segunda-feira.

Enquanto isso na Câmara II A vereadora Terezinha Dybas também iniciou seu pronunciamento falando da importância do projeto Educamais, citando que a educação passou por períodos difíceis devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, mas lembrou que períodos difíceis incentivam a luta por melhorias. Ela lembrou que serão cerca de 6 mil aulas gravadas que serão disponibilizadas a toda população. Ela também citou a passagem do dia dos avós.

Enquanto isso na Câmara III O vereador Luiz Neri Pereira também citou a implantação do Projeto Educamais, onde a escola estará on-line, frisando que hoje são mais de 600 alunos que estão assistindo as aulas de forma virtual, e que a implantação desse projeto trará mais qualidade à essas aulas. Ele falou da retirada da ilha de proteção que existia na Rua Augusto Wunderwald, aumentando o espaço para o acesso dos veículos à lateral da via, citando que haverá mais melhorias naquele local. O vereador falou ainda que está elaborando um projeto que visa legalizar os motoristas de aplicativo na cidade, porém que recebeu três denúncias de que alguns motoristas de aplicativos assediaram mulheres. Ele afirmou que as mulheres não podem ficar caladas, precisam denunciar esses motoristas.

Enquanto isso na Câmara IV O vereador Hélio Alves apresentou várias fotos do início da pavimentação da Estrada Dona Francisca, feita na época em que ele era secretário de Obras, para provar que não foi uma obra eleitoreira. Ele citou que foram implantados 2.348 metros de drenagem, e utilizadas 1.212 toneladas de asfalto para a pavimentação da referida via. Ele afirmou que fez sua parte conforme estava no projeto de pavimentação. Hélio também falou de alguns problemas em vias da cidade, como no anti-pó da rua Alto Paraguaçu, que não foi concluído pela atual gestão, e de uma ponte na Vila Schwarz, que também não foi concluída. O vereador também denunciou que existem 9 servidores da Secretaria de Obras que estão parados porque o secretário não deixa os mesmos trabalharem. Para o vereador, os problemas envolvendo o secretário de Obras e os servidores da pasta são insustentáveis.

Enquanto isso na Câmara V A vereadora Zuleica Voltolini agradeceu ao empenho do Procon em uma solicitação sua. Segundo ela, a Central de Distribuição dos Correios trabalhava no atendimento externo apenas 1:15 horas por dia, e após sua solicitação e a intervenção do Procon, passou a atender 2 horas diárias. Ela também agradeceu ao Detru pela implantação de uma faixa de pedestres na Avenida João Grossl, solicitada por ela. Zuleica também parabenizou a Secretaria de Educação pela implantação do Educamais, o que diminuirá a defasagem educacional causada pela pandemia. A vereadora também parabenizou a JCI pela posse da nova presidente, e lembrou do dia dos avós e do dia do Colono e Motorista.

Enquanto isso na Câmara VI O vereador Darlan Guliani afirmou ter entrado em contato com o Posto de Saúde Central, pois recebeu denúncias de que a fila de espera de eletrocardiograma estava cada dia maior, e foi informado que se o exame não for prioritário, está sendo marcado apenas para 20 de outubro. Segundo ele, com o grande número de pessoas que tiveram a covid na cidade, deve ter aumentado a procura pelo exame, mas solicitou que seja adquirido mais um aparelho para que a fila pelo exame diminua.

Enquanto isso na Câmara VII O último a falar foi o vereador Adriano Reinhardt, que agradeceu ao Detru pelas respostas enviadas a um requerimento de informações seu. Segundo o vereador as respostas foram feitas de forma bem clara. Ele também falou sobre a questão da pavimentação da estrada Dona Francisca, a qual, segundo ele, deve demorar para sair.

bottom of page