top of page

Ciranda Política

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • há 5 dias
  • 5 min de leitura
ree

A melhor educação do Brasil

O secretário de educação, professor Josias Terres - PSD, comemora a conquista, destacando "o excelente e importante trabalho realizado por toda a equipe da secretaria, professores, servidores, equipes que comandam os diversos programas, e principalmente pelo trabalho dos alunos dentro da sala de aula”. “O prêmio é para a cidade”, conclui. A SEMED já recebeu vários outros prêmios, numa demonstraçao que a educação é levada a sério e está no caminho certo, na atual gestão Tomazini/Tirso.


ree

Dinheiro para a saúde

O deputado federal Ismael dos Santos – PSD, anunciou emenda de R$ 2 milhões para o Hospital Sagrada e Maternidade Família de São Bento do Sul. As vereadoras Terezinha Dybas, Cátia Friedrich e o suplente Maurício Maia, comemoram. O deputado também depositou R$ 300 mil para o Fundo Municipal de Saúde - FMS, para custeio.

 

Prédio Roland Neumann

Projeto de autoria da vereadora Terezinha Dybas - PSD, aprovado na Câmara de Vereadores, denomina de Roland Neumann o prédio do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de São Bento do Sul (Ipresbs), localizado na Rua Alfredo Klimmek, no Centro da cidade.


Prédio Roland Neumann II

Os familiares do falecido, que foi o proprietário do prédio onde funciona a Previdência, acompanharam a homenagem de perto e com emoção no momento em que foi aprovado. “Ele é lembrado pelo espírito colaborativo e pela capacidade de estabelecer relações respeitosas”, comentou Terezinha.


Extinção e valorização de cargos

Em sessão extraordinária, realizada pela Câmara de São Bento do Sul, seis matérias foram aprovadas por unanimidade. Uma delas é o projeto 176/2025, que altera a Lei n° 4.203, de 23 de dezembro de 2019, sobre a instituição da estrutura administrativa do poder Executivo Municipal e a Lei 3853, de 7 de dezembro de 2017.


A iniciativa visa extinguir os cargos de Chefe de Divisão de Atenção ao Autista e Chefe de Divisão Anos Finais, além dos Departamentos de Gestão e Valorização do Magistério, Assessoria Administrativa, Departamento de Ensino, Departamento de Programas e Projetos e Departamento de Governança e Articulação Intersetorial.


Com a extinção, um único novo será criado: o cargo de Diretor de Governança e Articulação Intersetorial, que será comissionado. De acordo com a redação do projeto, o servidor deverá liderar a organização estratégica da rede municipal, assegurando o funcionamento eficiente, equitativo e sustentável, atuando desde a oferta escolar até a articulação com a rede estadual e outros órgãos públicos.  “Essa reestruturação já iniciou no início deste ano e agora será finalizada”, comentou a vereadora Terezinha Dybas.


Cadastro da pessoa com deficiência

Outra iniciativa em segunda discussão na Câmara, de autoria do vereador Diego Niespodzinski - MDB, visa criar um Cadastro de Identificação Municipal da Pessoa com Deficiência em São Bento do Sul. A iniciativa pretende organizar, identificar, incluir e acompanhar as pessoas com deficiência que são residentes no município.

De acordo com o parlamentar, o projeto contribuirá com o desenvolvimento de políticas inclusivas e o direcionamento adequado dos recursos públicos. “Atualmente, o município não possui dados organizados e integrados sobre essa população, o que dificulta a implementação de ações eficazes nas áreas de saúde, educação, assistência social, mobilidade urbana e emprego e renda”, citou o vereador. 

 


Carro elétrico

Papanduva agora é dona de um carro elétrico BYD adquirido com recursos de emenda do deputado Ivan Naatz. Enquanto algumas cidades ainda tentam trocar lâmpada de ambulância, Papanduva passa na frente com energia limpa. A região deve estar em choque: inovação, frota renovada e planejamento tudo junto, no mesmo pacote? Milagre dos tempos modernos.

 

Desenvolvimento

O prefeito de Papanduva, Tafarel Schons - PL anunciou a compra de mais de 200 mil m² para o novo Parque Industrial. Ele caminhou pelo terreno e disse que conseguiu “visualizar o futuro”. Tomara que visualize no futuro também uma Papanduva 100% moderna com mais asfalto, infraestrutura, saneamento básico e energia limpa para todos.


ree

Progressistas

Na última sexta-feira (05), o Partido Progressistas realizou encontro microrregional, com os Diretórios Municipais, lideranças, amigos e simpatizantes, dos municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul. O evento aconteceu na SACA – Sociedade Amigos de Campo Alegre e foi um momento de confraternização da família Progressistas e também, seguir fortalecendo o partido para as eleições de 2026.


Progressistas II

Marcaram presenças, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e pré-candidato a deputado Estadual Silvio Dreveck, o vice-prefeito de Campo Alegre Tancredo Ronska, os presidentes  do partido, Fernando Wotroba (Campo alegre), Celso Antônio Ribeiro (Rio Negrinho) e Rodrigo Vargas (São Bento do Sul), também os vereadores de Campo Alegre Alexandre Telma Neto, Beth Knopka e João Nilson Venera e de São Bento do Sul Zuleica Voltolini e Rodrigo Vargas, bem como o vereador da cidade de Blumenau Almir Vieira, que também é pré-candidato a Deputado Federal.


ree

Reconhecimento

Professor Sylvio Roberto Munhoz é homenageado pela Federação Catarinense de Voleibol pelos 30 anos da entidade. Com uma trajetória marcada pela dedicação, competência e amor ao esporte, o professor Sylvio Roberto Munhoz recebeu mais uma importante homenagem no último sábado (13), em Florianópolis. O reconhecimento ocorreu no Clube Elase, durante a solenidade comemorativa aos 30 anos da Federação Catarinense de Voleibol (FCV). Reconhecido em todo o estado, o professor já recebeu diversas homenagens ao longo da carreira. Em 2014, foi agraciado com a Comenda do Mérito Esportivo Catarinense, uma das maiores honrarias do esporte estadual, concedida pelo Conselho Estadual de Esporte (CED), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Fesporte.


Reconhecimento II

“Ainda hoje o professor Sylvio mantém projetos de voleibol aqui em São Bento. Além disso, é um dos mais dedicados e participativos atletas da nossa equipe do Jasti, que treina duas vezes por semana. Ele não falta a um treino sequer e ainda ajuda a incentivar os colegas. É um exemplo de dedicação e incansável amor ao esporte”, destacou. Atualmente, Sylvio é atleta da equipe masculina de Voleibol Adaptado de São Bento do Sul, que foi vice-campeã dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) em 2025 e campeã em 2024, reforçando sua ligação permanente com o esporte, tanto como educador quanto como atleta. Para a professora e técnica da equipe, Amanda Guimarães, Sylvio é referência dentro e fora das quadras.

Emocionado, o homenageado agradeceu o reconhecimento. “Fiquei muito feliz por ser lembrado junto com pessoas que fizeram história no voleibol. Trabalhar, revelar atletas e contribuir com a modalidade sempre foi um privilégio. Sou muito grato por poder fazer o que gosto”, afirmou o professor Sylvio.


Pinga-Fogo

O Centrão (UNIÃO/59, PP/50, PSD/47, REPUBLICANOS/44, MDB/42, PODE/16) resiste a Flávio Bolsonaro - PL e com isso Ratinho Jr. - PSD, ganha força para 2026. E o prefeito de Chapecó, João Rodrigues – PSD, deverá dar palanque para Ratinho Jr. em SC.


Do outro lado

O governador Jorginho Mello – PL, que é pré-candidato à reeleição, e já tinha escolhido como vice o deputado federal, e atual secretário de agricultura, Carlos Chiodini -​ MDB, tem repensado sua decisão. Mesmo porque, João Rodrigues tem dito que ‘não quer o MDB em sua chapa’. Mas a política é igual à nuvem, toda hora muda!

 

Itajaí vai ter 21 vereadores

Foi aprovado por unanimidade o aumento de 17 para 21 cadeiras na Câmara de Vereadores de Itajaí. A mudança aprovada em primeira e segunda votação em regime de urgência entra em vigor a partir de 2029. Itajaí voltará a ter quatro parlamentares a mais, retomando a composição vigente em 2021.


A proposta de emenda à Lei Orgânica precisava de 12 votos favoráveis, o equivalente a dois terços dos vereadores. No entanto, a aprovação foi unânime entre situação e oposição. Os 17 atuais parlamentares votaram a favor da ampliação.


Enquanto

Em São Bento do Sul, até o número está fora da realidade, são 10 vereadores, dificuldade para o desempate... Falta coco roxo aqui na terra dos móveis, da música e do folclore... Já podia ter pelo menos 13 ou até 15.

© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page