top of page

Ciranda Política

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • 2 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Aguiar de volta

​O ex-deputado estadual, Antonio Aguiar, hoje no Podemos, que já anunciou sua decisão a estadual, deve formar uma dobradinha com a deputada Paulinha - que deve concorrer a federal. Para isso, Aguiar já está em contato com seus antigos apoiadores em todo o Planalto Norte. E as primeiras impressões são de que voltou muito bem para a lide política. Quando deputado, junto com Silvio Dreveck - PP, e Mauro Mariani - MDB nossa região, tinha além de bons representantes, muita grana chegou em nossas prefeituras, entidades civis, hospitais, Apaes entre outras importantes emendas. 

Seu envolvimento com a história do Planalto Norte e catarinense justificaram iniciativas como a Lei 12.060/2001, que institui a Bandeira do Contestado como símbolo regional de Santa Catarina, e a Lei 12.143/2002, que instituiu no calendário oficial a Semana do Contestado. O deputado também é autor da Lei 13.846/2006, que criou os Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), um dos principais eventos do calendário esportivo estadual. E este ano apresentou a proposta transformada na Lei 16.877/2016, que criou o Dia da Família na Escola, iniciativa que pretende aproximar pais e alunos dos professores e servidores em todas as escolas catarinenses.

Pode ficar isolado

O governador Jorginho Mello – PL, que vai concorrer à reeleição, pode ficar isolado, se não cumprir o que prometeu para o MDB, oferecendo a vice para Carlos Chiodini. Pois se tentar conversar com o PSD de João Rodrigues, para trazê-los juntos não é uma boa, nem aqui, nem na China que dirá no Oeste e Sul ​S​c.


Novo vem aí

Agora parece que não tem mais volta, o prefeito de Joinville, Adriano Silva – Novo, deve concorrer ao governo do estado. E com isso embaralha ainda mais a disputa no primeiro turno.


Primeiro turno

Com Jorginho, João Rodrigues, Adriano Silva, Paulo Bauer, Décio Lima (governo ou senado), tudo vai para o segundo turno. E aí, os dois senadores por SC já estarão eleitos, entre Esperidião Amin, Carol de Toni, Carlucho ou Décio.


É meu caro Little Jorge

Como dizer não ​ao Bolsonaro pai, que Carlucho não estará na sua chapa. Mas daí pode perder Esperidião e Carol vão cair no palanque de João Rodrigues.


Outro erro

Do Litle foi oferecer a vice para o MDB muito cedo e que provavelmente vai estar na chapa de Lula em 2026.


E como João deixou bem claro

Na terça-feira, 28, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), deu uma entrevista para a Rádio Nossa FM, de Jaraguá do Sul, e disse não querer o MDB na sua chapa. O curioso é que Jaraguá do Sul é a base eleitoral de Carlos Chiodini, presidente estadual do MDB. Portanto, era para o recado chegar rápido na executiva estadual do Massa Bruta, que completou 60 anos em Santa Catarina na semana passada.

 

© Copyright 2016-2026 | Blog do Espeto | Tribuna | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page