Ciranda Política
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- há 4 horas
- 2 min de leitura

Juliana sai na frente
A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, foi o grande destaque do Rota 22, Regional AmplaNorte, realizado nesta segunda-feira, 27 de outubro, em Canoinhas. Durante o encontro, Juliana foi apontada como o nome da direita do Planalto Norte para a disputa da Assembleia Legislativa em 2026. Única pré-candidata da região alinhada a esse campo político, ela recebeu manifestações de apoio e reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente da Prefeitura de Canoinhas.
Enquanto
O prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini Filho, não diz sim nem não, sobre se vai mesmo entrar na disputa para uma vaga na Alesc, como candidato a deputado. Isso demonstra amadorismo político, pois acaba deixando os demais postulantes atordoados. Muito menos se reuniu com a imprensa regional e local. Sem falar que Silvio Dreveck - PP, já está a quil}ometros de distância.

Bastidores
Notícias de bastidores dão conta que o presidente da Câmara de São Bento do Sul, Gilmar Pollum, hoje no PL, está em conversa com o comando do Republicanos, com vistas a disputar uma vaga na Câmara Federal. O pré-candidato a deputado estadual, Darci de Matos, agora no Republicanos, seria uma possível dobradinha com Gilmar, claro entre outros postulantes.
Bastidores III
Uma vantagem que teria Gilmar é que poderá formar dobradinha com vários postulantes a estadual na região do Planalto Norte, até por que, até o momento nenhum nome na região anunciou uma disputa a federal. Mas por enquanto é tudo especulação, pois ainda tem muita água para passar debaixo desta ponte política.
Juntos e misturados!
Se caso Jorginho Mello, consiga uma aliança também com o PSD de João Rodrigues, na Câmara de São Bento do Sul, estarão todos no mesmo barco em 2026 - PL, MDB, União Progressista, Republicanos e PSD. Com isso os ânimos tendem a diminuir, pois se alguém tentar roubar o remo do outro vai para a salinha do pensamento, ou vai ter que nadar até a praia.
Debandada?!
Depois do deputado Nilso Berlanda, o deputado estadual Carlos Humberto Silva deve ser o próximo a trocar o Partido Liberal pelo PSD. O parlamentar ainda analisa o cenário, porém a decisão será tomada junto com a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), que será a principal cabo eleitoral do parlamentar na eleição do próximo ano. Esse cenário mostra o quanto a prefeita está empoderada, ao ponto de ser determinante na decisão de um deputado que vai para a reeleição. Dada a fidelidade de Juliana ao PSD, já é possível saber o destino de Carlos Humberto.
Líder regional
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), deve organizar um jantar nos próximos dias para anunciar apoio ao projeto do presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. A data ainda não foi confirmada, mas deverá acontecer em, no máximo, duas semanas.





