Ciranda Política
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 22 de out.
- 3 min de leitura

Políticos e seus interesses do momento
A foto que publico hoje, caracteriza muito bem o que aconteceu aqui em São Bento do Sul, isso há 11 anos atrás. Hoje muitos que estão na referida foto, já passaram por vários partidos. Isso incluii Tomazin, Tirso e outros mais... Os interesses são muitos, o poder, a indicação dos apadrinhados, os parentes e assim por diante. Mas a política é assim mesma, ideologia, zero.
Um exemplo disso, foi a filiação de Ciro Gomes que deixou o PDT e se filiou ao PSDB. Ele disputou 4 eleições presidenciais (2022, 2018, 2002 e 1998), das quais as 2 últimas pelo PDT. Em 2022, ficou em 4º lugar, com 3% dos votos válidos.
Apesar das recentes movimentações partidárias, Ciro já afirmou que não pretende concorrer à Presidência. Além do PSDB na década de 1990 e antes do PDT, Ciro foi filiado ao PDS, ao PMDB, ao PPS, ao PSB e ao Pros.
As férias dos professores
O projeto de lei enviado pelo prefeito Tomazini – PL, resumindo: O projeto de Lei da administração visa diminuir às férias dos professores. Um direito conquistado pelos professores foi o pagamento pelos 45 dias de férias, agora o prefeito Dr. Tomazini quer reduzir para apenas 30 dias, transformando os demais 15 dias em recesso escolar.
As férias dos professores II
Os vereadores estão divididos, isso sem falar que a pressão da classe é grande, pois tirar direitos dos sofridos professores não pega bem. O sindicato trabalha para manter esse direito, que considera adquirido. Sobre isso, já existem decisões na justiça. O próprio sindicato já teve ganho de causa em favor dos professores.

As férias dos professores III
Durante a discussão, diversos vereadores opinaram sobre o projeto. “Quando um projeto desses entra em pauta, a classe já é desvalorizada. Eu já me coloco contra esse projeto”, comentou o vereador Diego Niespodzinski. “Eu também me coloco contrária ao projeto. Nós temos que manter o que foi feito e cumprir a lei, um direito que foi concedido em 2004”, disse a vereadora Zuleica Voltolini. “Do ponto de vista de gestão, posso entender as razões do gabinete e da Secretaria de Administração em enviar o projeto, mas também entendo o lado acadêmico, sobre a conquista de direitos”, opinou a vereadora Terezinha Dybas".
As férias dos professores IV
Diante das manifestações, o líder de governo, Joelmir Bogo, que afirmou que ficará imparcial ao projeto por enquanto, disse que fará uma ponte entre os profissionais da educação e o Executivo, a fim de promover o diálogo entre o prefeito Antonio Tomazini e a classe. O presidente da Câmara Municipal, Gilmar Pollum, disse que irá aguardar a reunião com o Executivo para que a segunda discussão e votação do projeto aconteça.
Alesc - Adultização de crianças
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa de SC, apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 561/2025, do deputado Jessé Lopes (PL), que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate à Exploração Comercial e à Adultização de Crianças. A proposta também cria a Frente de Enfrentamento Local Contra a Adultização (Felca), formada por órgãos públicos estaduais para atuar de forma integrada na fiscalização e repressão de práticas que exponham menores a conteúdos erotizados.
Licitação
A Associação Hospitalar e Maternidade São Sebastião, com apoio do Departamento de Licitações da Prefeitura de Papanduva, publicou o Edital de Pregão Eletrônico nº 002/2025, que tem como objetivo a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para as unidades de atenção especializada em saúde, a fim de atender as necessidades do hospital e aprimorar os serviços prestados à população. O processo ocorrerá na modalidade Pregão Eletrônico, com critério de julgamento pelo menor preço unitário, conforme a Lei Federal nº 14.133/2021, Decreto Municipal nº 3.401/2024 e Lei Complementar nº 123/2006.
Automaquiagem
O Centro da Juventude (Ceju), da prefeitura de Canoinhas, está com inscrições abertas para nova turma de workshop de automaquiagem. “Mais do que apenas ensinar a maquiar, o Ceju proporciona um espaço onde os participantes possam explorar sua própria imagem, descobrir o que os faz sentir bem e, assim, fortalecer sua confiança”, destaca a prefeita Juliana Maciel.
As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no Ceju, que fica na Rua 12 de Setembro, no Centro. “Afinal, cuidar de si e realçar a beleza pessoal pode ser um grande impulsionador da autoestima, especialmente para os jovens em fase de autodescoberta”, completa a prefeita. A aula será ministrada pela maquiadora e empresária Luana Dranka. Informações: 47 3460-0689. "Será uma oportunidade divertida e educativa de aprender técnicas profissionais e tirar todas as suas dúvidas", afirma a coordenadora do Ceju, Tathy Silva.b






