Ciranda Política
- Vilmar Bueno, o ESPETO
- 18 de fev.
- 3 min de leitura

Eleito
O vereador Rodrigo Vargas – PP, foi eleito segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara de São Bento do Sul. Isso devido ao vereador Luiz Pesenti – PSD, ter assumido a secretaria de agricultura.

Com
Isso, a Mesa ficou composta pelo presidente Gilmar Pollum – PL, vice Cátia Friedrich – PSD, primeiro secretário Diego da academia – MDB e segundo secretário, Vargas.
Nos bastidores
Os visionários e apostadores do futuro político da cidade, já tem inclusive uma possível chapa para a disputa da prefeitura em 2028 – numa aliança entre PL/MDB/PSD/UB. Alguns apostam ainda, que Gilmar poderia até deixar o PL e se filiar ao PP ou outro partido. Assim a chapa seria na cabeça Gilmar ou Terezinha Dybas e como vice, Diego ou Vargas. E essa alinça enfrentaria o candidato de Tomazini, o atual vereador e secretário de obras, Luiz Neri, o Magrão - PL com um vice a ser escolhido.
No caso
De Terezinha vir a disputar e caso se eleja deputada, então Gilmar poderia ser o protagonista dessa hipotética aliança. Lembrando, porém, que hoje o prefeito Tomazini – PL, sem dúvida nenhuma é o que tem as melhores chances de disputar pela região. Mas claro, até lá muita água vai passar por debaixo da ponte.
Repúdio
A vereador Cátia Friedrich -PSD, novamente falou sobre o crime bárbaro que aconteceu em Piên. Dizendo que a sociedade, e principalmente as mulheres não podem se calar. Uma faixa destacando - "Não à violência contra a mulher". As vereadoras também vestiram preto como protesto.

História do legislativo
O presidente da Câmara de Monte Castelo, Beto – MDB, deferiu o requerimento apresentado durante a palavra livre pelo ex-vereador e pesquisador, André Luiz Dombrovski, que requereu autorização para a realização de uma pesquisa sobre a história do legislativo monte castelense. Beto e os demais vereadores também apoiaram o requerimento. Beto destacou a trajetória de Dombrovski que foi vereador, professor universitário e cidadão honorário de Monte Castelo. “Com certeza essas pesquisas sobre a história vão servir para estudos de alunos e demais interessados na nossa história”, ressaltou Beto.

Dombrovski, foi vereador na 7ª legislatura – 89/92, com os demais vereadores constituintes: Dorneles Romano Galiotto, Ataídes Antônio Ribeiro, Olavo Francisco Fuck, Renato Grein, Paulo De Luca, Marco Antônio Rauen Ribas, Vilson Antônio Fantinel, Antônio Ivo Magrin.
Visão do momento
Sabemos que Papanduva está experimentando um grande desenvolvimento econômico e social, e principalmente na área urbana. A mobilidade é urgente. Como bem apontou esta semana o empresário Guilherme Gruber. Senão vejamos:
Ele sugeriu “...Placas de PARE são raras, faixas de pedestres quase invisíveis, faixas de estacionamento inexistentes (principalmente na principal), conversões irresponsáveis (totalmente erradas), falta de agentes de trânsito (principalmente em horário de saída de escolas e de alto fluxo), falta de sinaleiras (sim já estamos necessitando de Semáforos em pelo menos 3 cruzamentos de alto fluxo da cidade), falta de ciclovias, ausência de calçadas, falta de acessibilidade e muitas outras coisas...”.
Visão do momento II
Mas com o prefeito Tafa -PL, que além de ser jovem, acredito que também está ligado a todas as mudanças que acontecem todos os dias nas cidades. Pois as fronteiras que definem nossas vidas estão mudando de forma inédita em gerações. Estamos caminhando para um futuro em que os indivíduos reequilibrarão constantemente essas atividades, ajustando-se às mudanças nas circunstâncias da vida.
Embora já tenhamos experimentado o impacto das redes sociais e dos smartphones no comportamento e na cognição, os efeitos da próxima onda de tecnologias, como IA, robôs e veículos autônomos, podem ser ainda mais amplos. Alguns até podem achar estranho isso tudo para uma cidade como Papanduva, mas nos próximos 10, 20 anos tudo isso vai ser o nosso cotidiano, ou de nossos filhos e netos.
Festa do Ovelha
O prefeito Rubens Blaszkowski - PSD, informou ao blog do espeto, que uma das principais atrações da festa será a dupla Mato Grosso e Mathias. A Banda de Rock Barão Vermelho também está sendo cotada, mas ainda não foi confirmada oficialmente, pela empresa que ganhou a licitação para comanda a festa.