Justa homenagem
Uma homenagem por empresários será feita ao CEO da Tuper S/A, Frank Bollmann, pela criação em 1995 do Condomínio Empresarial, quando foi prefeito entre os anos de 1993/1996. Um feito a ser lembrado e comemorado, pois desde então nada nesse sentido foi feito na cidade, para abrigar novos empreendedores. O evento que acontece na ACISBS às 19 horas, terá uma palestra sob o tema: "Um passo é você já não estará no mesmo lugar", ministrado por Simone Klober, fundadora da Atona.
Mulheres
De forma inédita na história de São Bento do Sul, o Partido dos Trabalhadores levará para sua convenção Jaciara Machuga como pré-candidata a prefeita e a professora Magda Elizabeth como sua vice, formando uma chapa majoritária puramente feminina.
Mulheres II
Mas o PP também está fazendo história, pois terá a primeira mulher candidata cabeça de chapa. Trata-se da professora Rosemari Cândido, que já tinha concorrido como vice de Magno Bollmann.
Mulheres III
Das 20 maiores cidades de Santa Catarina, 11 têm pré-candidatas mulheres na corrida pelas prefeituras nas Eleições de 2024. Ao todo, são 17 pré-candidatas. Em nove municípios, incluindo Florianópolis e Joinville, as maiores do Estado, todos os pré-candidatos são homens.
A partir
Desta segunda-feira as sessões das Câmara devem ter nova forma de os vereadores se expressarem, já que existem restrições legais da legislação eleitoral. Em tese os pré-candidatos não poderão pedir votos, muito menos falar de campanha eleitoral. Algumas Câmaras inclusive pensam em restringir a palavra livre.
Restrições eleitorais
De acordo com o calendário eleitoral, a partir deste sábado (6), entram em vigor as seguintes restrições:
– contratação de shows artísticos: fica proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos na realização de inaugurações de obras públicas ou divulgação de prestação de serviços públicos.
– veiculação de nomes, slogans e símbolos: sites, canais e outros meios de informação oficial não podem conter nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens ou outros elementos que permitam identificar autoridades, governos ou administrações, cujos cargos estejam em disputa na campanha eleitoral.
– transferência de recursos: servidores e agentes públicos ficam proibidos de realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios e dos estados aos municípios, sob pena de nulidade absoluta. A lei abre exceção para situações de emergência e de calamidade pública e quando há obrigação formal preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado.
– publicidade institucional e pronunciamento: fica vedado o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente. Além disso, passa a ser proibida a publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública.
Parece que não estamos na agenda!
Amanhã o governador em exercício Mauro De Nadal (MDB) irá a Brasília. Ele terá agenda no Ministério da Educação, das Cidades e também nos Transportes. A partir de quarta-feira, ele começa a visitar as regiões do estado junto com as bancadas regionais. Serão anunciados R$ 5 milhões para cada região, para obras que serão escolhidas pelos deputados. No total, serão R$ 30 milhões oriundos de doação da Alesc para o governo. No final de semana, ele encerrará a agenda entregando ordem de serviço para a revitalização da SC-283 entre Palmitos, São Carlos e Águas de Chapecó. Depois, visita à obra do elevado no entroncamento das BRs 158 e 282, em Maravilha. Por enquanto não vi o Planalto Norte na lista.
Tucanos
Com a presença do presidente nacional Marconi Perillo e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Reconduziram o deputado estadual Marcos Vieira para mais um mandato no comando do partido. O primeiro vice-presidente eleito é o ex-senador Dalírio Beber, o segundo vice-presidente, o deputado Vicente Caropreso, e a terceira vice-presidente, a deputada Geovânia de Sá. O secretário-geral do partido será Gilmar Knaesel, tendo Sandro Favero, como tesoureiro, e Dóia Guglielmi, o tesoureiro adjunto. Ainda fazem parte da Executiva o ex-senador e pré-candidato a prefeito de Florianópolis, Dário Berger, o ex-prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, a vereadora Ana Carolina de Itajaí, entre outros.
Commentaires