top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Pesquisa

A última pesquisa do Instituto Paraná, aponta o seguinte cenário se a eleição para presidente fosse hoje: Bolsonaro contra Sérgio Moro e Fernando Haddad, os números são os seguintes: 29% para o presidente, 17,1% para o ex-juiz e 13,4% para o petista. Ciro Gomes e João Doria ficam em quarto e quinto lugares, mas sem alcançar os dois dígitos da preferência.


Pesquisa II

Quando o adversário petista de Bolsonaro é Lula da Silva (que neste momento está sem direitos políticos, portanto, sem poder se candidatar), o presidente alcança 27,5% dos votos e o ex-presidente tem 21,9% da preferência. Moro vem em seguida, com 16,8% do eleitorado. Novamente Ciro Gomes e João Doria completam os cinco candidatos mais votados, mas seguem restritos a menos de dois dígitos das indicações de voto.


Pesquisa III

O cenário mais folgado para Jair Bolsonaro é o que não apresenta nem Lula da Silva nem Sérgio Moro como candidatos. Neste caso, o presidente chega a 30,7% dos votantes. O petista Fernando Haddad fica com 14,5% e Ciro Gomes rompe a barreira dos dois dígitos, aparecendo com 10,7% da preferência.


Pesquisa IV

Para o turno final da disputa, o Instituto Paraná apresentou estes dados: Bolsonaro 46,6% e Hadadd 32%; Bolsonaro 44,7% e Moro 35%; Bolsonaro 45,6% e Lula da Silva 36,4%. Até então Bolsonaro ganha de todos.


Cuidados

Muitos restaurantes que estão atendendo na região, estão cumprindo as exigências dos decretos para proteger seus clientes do coronavírus. Entre eles a Churrascaria Egon em Campo Alegre, com mesas distantes um metro e meio, álcool em gel, luvas para servir no bifê e talheres esterilizados e lotação controlada. Se todos se cuidarem todos ganham e todos se protegem. Pois todos precisam funcionar, para que sejam preservados dos empregos. Mas claro, se puder fique em casa.


Trânsito

Após a implantação do novo binário em São Bento do Sul, os críticos se dividem em os que apoiam as mudanças, e os que ainda preferem esperar a volta do normal, com aulas e ônibus nas ruas. Mas todos sabem que toda mudança causa estranheza. Então, vamos esperar.


Preferência

O pré-candidato a prefeito pelo PP em Campo Alegre, atual vice-prefeito Sebastião Kons, o tomate, continua defendendo que o DEM ofereça o vereador Josnei Cchaloupeck de vice, mas o vereador Raul Johanson, está irredutível e afirma que o partido terá candidatura própria. Com isso o MDB continua assistindo de camarote esses lances políticos. Durma com um barulho desse.


Dificuldades

Em São Bento do Sul, o maior desafio dos pequenos partidos, sem dúvidas será conseguir uma nominata de vereadores, que possa fazer pelo menos 5 mil votos para garantir uma vaga na Câmara. Se isso não acontecer, os partidos como MDB, PP e PSDB devem levar todas as dez vagas no legislativo. Mas eleição é uma caixinha de surpresas.


Candidaturas Coletivas

O modelo de mandato coletivo, em que a cadeira parlamentar (vereador, por exemplo) é assumida por um grupo em vez de um indivíduo, inaugurado em 2016, ganha adeptos para a corrida eleitoral de outubro. A iniciativa, que ainda não tem previsão legal, mas já é debatida por políticos de diferentes posições interessados em se lançar no pleito. Um exemplo, seria três nomes na mesma chapa para vereador, e claro isso daria mais chances de se eleger.


Candidaturas coletivas II

A primeira experiência reconhecida no Brasil foi o mandato coletivo de Alto Paraíso de Goiás. O grupo de cinco covereadores, que se diz “ecofederalista” e antipartidário, foi eleito em 2016 pelo PTN, atual Podemos. O formato também foi utilizado nas eleições de 2018 para alçar ativistas a cadeiras do Legislativo estadual.


Candidaturas coletivas III


A partir deste ano, os partidos não poderão mais se coligar na disputa por cargos proporcionais, como o de vereador. Isso impede que legendas peguem carona em “puxadores de voto” de outros partidos, uma vez que a votação de cada sigla será contabilizada individualmente. Resta saber se o TSE vai permitir isso este ano.

Posts recentes

Ver tudo

Ciranda Política

Bastidores Perguntar não ofende! Se acaso o PL apresentar uma chapa completa na Câmara de SBS, os demais aliados da base, ou seja, PSD,...

Ciranda Política

Câmara De São Bento do Sul, poderá ter algumas disputas entre os aliados do prefeito reeleito, Tomazini - PL. Acredito que os vereadores...

Comments


bottom of page