top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ciclone atinge Sul do país com fortes chuvas e temperaturas próximas a 0ºC



Sul/Brasil

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu hoje um alerta sobre um ciclone extratropical que deve atingir a Região Sul até a manhã desta quarta-feira (12).


O que aconteceu:

O instituto prevê chuva entre 30 mm e 60 mm por hora, com ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.


Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Serão afetadas as seguintes áreas: Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Curitiba, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense.

Marcia Seabra, meteorologista e coordenadora-geral da Defesa Civil Nacional, explicou, em coletiva de imprensa, que geadas devem ser registradas em vários pontos da região Sul na sexta-feira (14). Nesse dia, a temperatura pode chegar a quase 0ºC nas serras Gaúcha e Catarinense.


No sábado (15), o frio permanece e há previsão de geada na Serra da Mantiqueira, nos trechos em São Paulo e Minas Gerais, e no sul paulista.


A previsão é que os ventos diminuam a partir da quinta-feira (13), quando o ciclone extratropical deve se deslocar para o Oceano Atlântico e perder força.


O ciclone extratropical está associado a uma frente fria que deverá avançar pelo país, causando baixas temperaturas também em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir até o sul da região amazônica. O fenômeno meteorológico se formou em uma área de baixa pressão continental entre o norte da Argentina e o Paraguai.

Comments


bottom of page