Câmara presta homenagem a Escola Donaldo Ritzmann pelo 70 anos em Sessão Solene
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 1 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

São Bento do Sul
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul tem a honra de convidá-lo para a Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann.
Data: 04 de abril de 2024
Horário: 19 horas
Local: Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini - Rua Vigando Kock, 69 - Centro.

Um pouco da sua história
Atualmente, a instituição conta com quase 600 alunos, que são coordenados por 24 professores. A escola oferece aulas de instrumentos, como acordeão, baixo tuba, flauta doce e flauta transversal, piano, saxofone, teclado, trompete, trompa, trombone, bombardino, violino, violão, violoncelo, contrabaixo, bateria e viola caipira. Há também cursos de teoria elementar de música e técnica vocal, além da formação de orquestras, conjuntos e grupos musicais.
Desde 1954, quando as atividades iniciaram por meio de Donaldo Ritzmann, diversos músicos foram formados, dando continuidade a história musical da cidade. Inclusive, alguns alunos seguiram no caminho da música e se tornaram professores na escola, como Márcia Regina Kamienski Lobermayer, que começou a frequentar a Donaldo Ritzmann há 44 anos como aluna. Ela conta que uma das influências para seguir no caminho da música foi o pai, que tocava flauta transversal na orquestra da escola e se formou, inclusive, na primeira turma de teoria musical.
Ela não sabe ao certo o motivo de ter escolhido o piano, mas acredita que os desenhos da televisão a influenciaram na escolha. “Eu lembro que eu assistia Tom & Jerry e Pernalonga, e eles tocavam instrumentos. Eu também ouvia as músicas de fundo e acabei me encantando”, relembrou.
Depois de 13 anos desde que começou a frequentar a escola, Márcia começou a ensinar piano e teoria. “A música é a minha vida. Eu vivo aqui dentro da escola há todo esse tempo”, disse. Para ela, é gratificante acompanhar o desenvolvimento de cada aluno. “A maioria chega sem ter nenhum conhecimento e nós vamos construindo aos pouquinhos. Ver a satisfação e a alegria deles é algo que não tenho nem palavras para descrever”, afirmou.
Dedicação
Outra professora que iniciou a caminhada musical na Donaldo Ritzmann foi Juliana Sadowsky Wielewski, que também leciona piano e teoria musical. Ela contou que, quando criança, via os tecladistas na igreja e sonhava em ocupar aquele lugar um dia.
Ela iniciou as aulas de teclado, mas conheceu o piano na escola. “Ao chegar aqui, no auditório, vi o piano de cauda e me encantei”, relatou. Ela passou por todos os níveis de ambos os instrumentos, fez a teoria musical, harmonia e ainda não estava satisfeita. “Meu desejo era conhecer ainda mais esse mundo da música. Então fui para Curitiba e fiz faculdade de Música”, disse. Ao fim do curso, Juliana voltou para São Bento, prestou concurso público e começou a dar aulas na escola em 2014.
Para chegar onde queria, ela precisou ter disciplina, mas, principalmente, amor. O objetivo dela é poder ajudar os alunos e fazê-los sentir o contentamento que ela sentia enquanto aprendia nas aulas. “Estar dando aula nessa escola que tem uma história enorme me deixa muito feliz”, completou.






