Florianópolis
Os vereadores mirins da Câmara Municipal de Rio Negrinho estão reunidos com crianças e adolescentes que estudam na rede pública ou privada de Santa Catarina, nesta terça-feira (31) durante o 12ª edição do Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que acontece este ano no CentroSul, em Florianópolis. Aproximadamente 1000 participantes de 57 municípios estão reunidos no encontro estadual.
A programação, promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Escola do Legislativo, faz parte do Programa Vereador Mirim. O projeto busca promover a interação entre a Câmara Municipal e as escolas, permitindo ao estudante entender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive.
Este ano, o tema escolhido para debate foi ”O uso excessivo da tecnologia e redes sociais”. Há uma preocupação do poder público com a saúde das crianças e adolescentes do Brasil, já que a dependência tecnológica passou a ser reconhecida como um transtorno mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Carta que pode auxiliar na criação de leis e políticas públicas
Antes do encontro, os estudantes já haviam participado de debates sobre o assunto, que foram realizados nas conferências regionais de vereadores mirins. Os alunos de ensino fundamental que participam do projeto tiveram a oportunidade de conversar com especialistas e propor sugestões para solucionar o problema, que podem auxiliar leis e políticas públicas no futuro.
Um documento com essas propostas será entregue ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e ao governador do Estado durante o congresso.
A programação conta com a palestra do psicólogo e fundador do Grupo de Dependências Tecnológicas da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Cristiano Nabuco, uma das maiores referências nacionais sobre enfrentamento e prevenção da dependência tecnológica entre crianças e adolescentes.
Atualmente, 86% dos 30 milhões de brasileiros entre 9 e 17 anos são usuários de internet e 82% possuem perfil em redes sociais. É o que diz uma pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil 2018 e divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Comments