top of page

Banco decide ou a lei protege? Mudança no crédito rural abre nova batalha pela renegociação das dívidas;

Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
Vilmar Bueno, o ESPETO
13 de jul.
5 min de leitura


O produtor perdeu o direito de renegociar a dívida? Não exatamente!

Nas últimas semanas, poucas normas provocaram tanta apreensão entre produtores rurais quanto a Resolução CMN 5.314/2026.

A alteração promovida pelo Conselho Monetário Nacional mexeu em um tema sensível: a renegociação das dívidas rurais.

Bastou a publicação da nova redação do Manual de Crédito Rural para que uma pergunta começasse a circular em sindicatos, cooperativas, entidades de classe e grupos de produtores: o banco agora pode simplesmente negar o pedido de alongamento da dívida?

A dúvida é compreensível, afinal, a nova redação passou a mencionar que a renegociação poderá ocorrer “por conveniência e decisão da instituição financeira”.

Para muitos produtores, a interpretação foi imediata. Se depende da conveniência do banco, o direito deixou de existir. Mas a discussão jurídica está longe de ser tão simples e talvez a principal conclusão seja justamente a oposta.


O crédito rural não é um empréstimo comum

O primeiro ponto que precisa ser compreendido é que crédito rural não funciona como um financiamento bancário tradicional, ele integra uma política pública e seu objetivo não é apenas remunerar o capital emprestado. Seu objetivo é garantir produção, abastecimento, segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento econômico e essa diferença muda completamente a análise jurídica.

Quando uma operação rural é afetada por seca, enchente, geada, pragas ou outros eventos que comprometem a capacidade de pagamento do produtor, a discussão deixa de ser apenas contratual e passa a envolver o interesse público que existe por trás daquela produção.

Por isso, durante décadas, o ordenamento jurídico brasileiro construiu uma proteção específica para essas situações.


O que mudou na Resolução 5.314?

A alteração promovida pelo Conselho Monetário Nacional não eliminou o instituto da prorrogação das operações rurais, o que mudou foi a redação utilizada para disciplinar a atuação das instituições financeiras.

A expressão “por sua conveniência e decisão” provocou forte reação porque passou a transmitir a impressão de que a concessão da prorrogação dependeria exclusivamente da vontade do banco, mas aí surge uma questão fundamental.

Uma resolução administrativa possui força suficiente para revogar um direito reconhecido em legislação superior e consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça? A resposta predominante entre especialistas continua sendo não.


A Súmula 298 continua existindo

O principal fundamento dessa interpretação está na Súmula 298 do Superior Tribunal de Justiça.

O entendimento consolidado pela Corte estabelece que o alongamento das dívidas rurais, quando preenchidos os requisitos legais, não depende exclusivamente da vontade da instituição financeira.

A jurisprudência reconhece que o produtor afetado por circunstâncias previstas na legislação possui direito à renegociação e esse direito não desaparece simplesmente porque uma norma infralegal adotou uma nova redação.

Em outras palavras: uma resolução pode regulamentar, pode detalhar procedimentos, pode estabelecer critérios operacionais, mas não pode esvaziar direitos reconhecidos por normas superiores.


Conveniência do banco ou cumprimento da lei?

É justamente aí que está o centro da controvérsia.

A interpretação defendida por entidades do setor agropecuário é que a conveniência da instituição financeira não pode se sobrepor ao regime jurídico do crédito rural.

Se o produtor comprovar perdas, demonstrar incapacidade temporária de pagamento e preencher os requisitos previstos na legislação, o banco não estaria diante de uma escolha puramente comercial, estaria diante de uma obrigação decorrente do próprio sistema de crédito rural.

Essa distinção é importante porque impede que uma política pública seja transformada em mera decisão empresarial.

A preocupação do setor é legítima. Afinal, ninguém conhece melhor o significado da palavra “conveniência” do que um banco. E raramente ela coincide com a necessidade do produtor.


A Medida Provisória da dívida ganha forma

Enquanto a discussão jurídica segue avançando, o governo trabalha em outra frente.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que a proposta de renegociação das dívidas rurais deverá incluir mecanismos para reaproveitamento de garantias já vinculadas às operações. Isso permitirá que produtores utilizem garantias existentes para contratar novas operações ou renegociar passivos, reduzindo custos e simplificando procedimentos.

A medida faz parte das negociações conduzidas com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que continua defendendo uma solução mais ampla para os produtores afetados não apenas por eventos climáticos, mas também pela perda de renda provocada pela deterioração das condições de mercado.

O desafio continua sendo encontrar um modelo que sobreviva ao teste fiscal do governo e ao teste político do Congresso.


O CNPJ pode esperar mais um ano

Outra notícia importante para o campo veio da Receita Federal.

A obrigatoriedade de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para produtores rurais pessoa física foi adiada para 2027.

A decisão atende pedidos de entidades representativas do setor, que alegavam dificuldades operacionais e falta de adaptação dos sistemas utilizados pelos produtores.

O adiamento oferece mais tempo para adequação, mas também reforça uma realidade: a profissionalização da atividade rural continua avançando.

Mais cedo ou mais tarde, a formalização será inevitável. A diferença é que agora haverá mais tempo para que essa transição aconteça de forma menos traumática.


Etanol fica fora da mesa para evitar novas tensões

Nas negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, um tema importante acabou ficando de fora: o etanol.

Segundo interlocutores envolvidos nas conversas, a decisão busca evitar que o combustível renovável se transforme em mais um ponto de atrito em meio às discussões sobre tarifas e barreiras comerciais.

A estratégia é concentrar esforços nos setores mais diretamente afetados pelas medidas em debate e evitar a ampliação da lista de produtos sensíveis.

É uma escolha pragmática. Principalmente em um momento em que o governo tenta reduzir focos de conflito e ampliar espaços de negociação.


Menos papel e mais mercado para a agricultura familiar

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o Projeto de Lei 3.509/2023, de autoria do deputado catarinense Valdir Cobalchini.

A proposta simplifica o controle sanitário e amplia as possibilidades de comercialização nacional de produtos artesanais produzidos pela agricultura familiar.

Na prática, o texto reduz burocracias para a venda de itens como queijos, salames, geleias, conservas e outros alimentos coloniais.

O objetivo é facilitar a inserção desses produtos em mercados mais amplos sem comprometer os padrões de segurança alimentar.

É uma pauta que costuma gerar consenso, porque pouca gente discorda de que o excesso de burocracia frequentemente pesa mais sobre o pequeno produtor, do que sobre as grandes empresas.

E, nesse caso, simplificar não significa afrouxar o controle, significa adequar as exigências à realidade de quem produz.


O direito continua existindo, o que continua faltando é segurança

A discussão sobre a Resolução 5.314 expõe um problema recorrente do agro brasileiro. Nem sempre a maior insegurança nasce da falta de lei, muitas vezes nasce da interpretação da lei.

O produtor não precisa apenas de crédito, precisa saber quais são as regras.

Precisa saber se elas permanecem válidas, precisa saber se os direitos construídos ao longo de décadas continuarão sendo respeitados.

Por isso, talvez a principal conclusão desta semana seja simples.

O direito ao alongamento não desapareceu, a Súmula 298 continua existindo, a legislação continua existindo, o crédito rural continua sendo uma política pública.

Mas, enquanto não houver uma posição definitiva e clara sobre os efeitos da nova resolução, a dúvida continuará rondando o campo. E para quem produz, incerteza quase sempre custa caro.



© Copyright 2016-2026 | Blog do Espeto | Tribuna | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page