top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Além do sol e mar: Balneário Camboriú aposta em diversificar opções de turismo



Balneário Camboriú

Balneário Camboriú, conhecido por suas praias deslumbrantes e clima tropical, oferece muito mais do que apenas sol e mar. O potencial turístico da cidade vai além, com opções diversificadas que agradam e encantam os mais diferentes públicos. Nos últimos anos, a Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, tem se dedicado para entregar a melhor experiência aos clientes, tanto em opções de lazer, quanto em infraestrutura, atendimento e conforto.

Os atrativos da cidade têm gerado bons frutos para o turismo. Na alta temporada, que compreende os meses de dezembro a fevereiro, Balneário Camboriú recebe milhões de turistas. De acordo com um levantamento feito pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico nos primeiros seis meses de 2023, o número de turistas que chegaram a Balneário Camboriú de ônibus foi 79,44% superior ao mesmo período de 2022. O Prefeito Fabrício José Satiro de Oliveira atribui o sucesso às opções completas de lazer que a cidade oferece. — A cada dia, nossa cidade tem sido lembrada para além das belas paisagens naturais das praias. Hoje, Balneário Camboriú desponta para outros tipos de turismo, como o de negócios, com a vinda do Expocentro; de natureza, como o Complexo do Morro do Careca, recém-concedido à iniciativa privada; e o temático, com a chegada de várias atrações como parques — comenta. Outro destaque é o turismo de aventura, que também é uma atração notável devido a diversas opções como tirolesa, rapel e trilhas em meio à exuberante Mata Atlântica. Além disso, Balneário Camboriú é um polo de entretenimento, oferecendo opções para todas as idades. O Beto Carrero World, um dos maiores parques temáticos da América Latina, está situado nas proximidades, proporcionando uma experiência única para os visitantes. A vida noturna agitada, com seus bares, restaurantes e baladas, atrai turistas dos mais variados perfis. E seja nas praias, nas atrações temáticas ou até mesmo nas opções gastronômicas, um dos diferenciais de Blaneário Camboriú é oferecer atividades de lazer para todas as idades, tornando a cidade um destino ideal para quem viaja em família, amigos, casal ou até sozinho.

— A experiência dos turistas é surpreendente. Praias, vida noturna, gastronomia, equipamentos dos mais variados formatos e segmentos são exemplos que mantêm turistas entretidos durante toda a estadia — reforça o Prefeito. Conforto e segurança para todos Com uma variedade de atrações para todos os públicos, Balneário Camboriú também se destaca pela infraestrutura e atendimento de qualidade. Para atingir a qualidade superior, e assim, garantir uma experiência completa para os turistas, o município tem investido com ênfase em ações que vão além do entretenimento. Um exemplo disso é o Selo do Turismo Qualificado, um programa lançado em 2022 para reconhecer estabelecimentos e prestadores de serviços que atendem os clientes com excelência. Através dele, a Prefeitura promove as boas práticas adotadas em hotéis, pousadas, restaurantes e outros empreendimentos que recebem os turistas. Para obter o selo, os locais precisam atender a critérios internacionais de qualidade, e também, participar de cursos e capacitações oferecidas pela Secretaria de Turismo. O secretário também destaca o incentivo da Prefeitura para oferecer capacitações aos agentes de turismo, com o objetivo de atualizá-los sobre as últimas tendências e novidades da cidade. — Estamos presentes nas maiores feiras de turismo do Brasil e da América Latina, que servem de vitrine para que a cidade seja conhecida como um todo, muito além das praias — enfatiza Fabrício. Reforçar a segurança também é uma preocupação da cidade. Por isso, Balneário Camboriú tem o maior efetivo de Guarda Municipal em proporção de Santa Catarina, além de parceria com a Polícia Militar para a organização de operações conjuntas. Conforme destaca Fabrício, a presença desses agentes de segurança é constante nas ruas da cidade, o que promove uma sensação de tranquilidade que nem sempre é vista em destinos turísticos que recebem grandes quantidades de pessoas. Outro diferencial de Balneário Camboriú é a mobilidade urbana, o que permite aos turistas que não conhecem a cidade facilidades para se localizar. O Prefeito reforça que, nos últimos anos, a Prefeitura focou em investir em infraestrutura. — Prolongamento e elevado da 4ª Avenida, Avenida Panorâmica, requalificação viária em mais de 140 km de ruas e avenidas fazem com que a cidade tenha um melhor fluxo de veículos. Recentemente, Balneário Camboriú foi uma das primeiras cidades do Brasil a lançar um transporte público com tarifa 100% gratuita. A cidade também integra o PROMOBIS, um projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí. Quando concluído, ele trará diversos ganhos para todos os municípios da região, como um modal elétrico que interliga todas as cidades da associação de forma rápida e sustentável e um túnel entre Navegantes e Itajaí, entre outras obras.

G1SC

Posts recentes

Ver tudo

Ciranda Política

Alerta A vereadora Carla Hofmann - REP, durante a Palavra Livre, falou sobre a grave situação acerca da baixa procura pelos pais para a vacinação da poliomielite de seus filhos. São Bento do Sul dever

Kommentare


bottom of page