Últimas da Política: Relatos sobre as chuvas
- Vilmar Bueno, o ESPETO
- 4 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Chuvas
São Bento do Sul e região, sofrem com as torrenciais chuvas desta noite. Aqui em SBS, a Defesa Civil - DC, o Corpo de Bombeiros e ainda a ajuda da secretaria de obras estão trabalhando e atendendo chamados.
Chuvas II
No caso da secretaria de obras, segundo informações do diretor Airton Ramos, o secretário e sua equipe estão atendendo em diversas regiões da cidade, ajudando na retirada de pessoas, desobstrução de tubulações e ocorrências da defesa civil. O Secretário Magrão, está em campo com o pessoal e também auxiliando na DC ajudando na distribuição das equipes para os casos solicitados .
Chuvas III
A maior parte das regiões de Santa Catarina está em alerta laranja e deve registrar grande volume de chuva nesta quarta-feira (4). O Estado segue com risco de alagamentos e enxurradas.
Chuvas IV
Em Rio Negrinho também foi atingida por uma forte chuva na manhã desta quarta-feira (04), vários vídeos foram enviados por seguidores mostrando as consequências da tempestade, como as ruas alagadas.
As ruas que estão entre as mais afetadas até o momento são: Rua Willy Jung, Rua Jorge Lacerda, Rua Pedro Simoes de Oliveira, Rua Mathias Severiano dos Santos, BR 280 – Próximo posto Nehring, Rua Julieta Simões de Oliveira, Rua Luiz Scholz e SC 112.
Alerta Laranja
As regiões do Extremo Oeste, Oeste, parte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí estão em alerta laranja, onde o risco é considerado alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos, conforme alerta da Defesa Civil. Já nas áreas em amarelo o risco é considerado moderado.
Trânsito
A chuva afeta também o trânsito na BR-101, que flui com muita lentidão em todo o trecho entre Joinville e Garuva, até a divisa com o Paraná. Ao menos dois acidentes foram registrados pela Arteris Litoral Sul, concessionária da rodovia federal.
Alagamentos
A chuva causou transtornos na manhã desta quarta em várias cidades da região Norte. Em Guaramirim os bairros mais afetados são Centro, Amizade e Avaí. Em Balneário Barra do Sul já há o registro de alagamentos no Centro e nos bairros Salinas e Costeira.
No interior
De Papanduva diversas localidades estão em alerta. Na região da via - São João dos Cavalheiros/Palmito/BR-116(Papanduva), está interditada. As plantações de batatas sofreram perdas com a chuva de granizo.
Nota sobre a Vila Schwarz
Um dos pontos afetados pela chuva em São Bento do Sul nesta quarta-feira (4) é a Vila Schwarz, no bairro Serra Alta, onde as vias principais estão alagadas. Não há vítimas e os danos materiais estão sendo avaliados. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão atuando para a remoção das famílias.
Expediente suspenso
O prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini assinou um decreto que suspende o expediente das repartições públicas municipais atingidas pelas chuvas. As atividades na Secretaria Municipal de Educação estão suspensas nesta quarta-feira por conta do alagamento no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper.
Não há previsão de suspensão de aulas na Rede Municipal de ensino. O secretário de Educação, Josias Terres, citou que está em contato com as diretorias para avaliar ocorrências pontuais e necessidade de cancelamento.
Já na Saúde de São Bento, o atendimento dos postos pode ser afetado, mas não está paralisado, segundo o secretário de Saúde, Marcelo Marques. Não houve alagamento em nenhuma unidade.
Em Campo Alegre
Conforme informações da Coordenadora de Defesa Civil de Campo Alegre Juliana da Rocha, até o momento em Campo Alegre foram registrados pontos de alagamentos no Centro, bairro Cascatas, Bateias de Baixo, Fragosos, Avenquinha e Corredeiras.
A Defesa Civil e Secretarias de Obras e Assistência Social já estão atuando nos chamados e está tudo sob controle. A Secretaria de Educação cancelou as aulas no período vespertino nesta quarta-feira (04) para os alunos que utilizam o transporte escolar. A medida se faz necessária para garantir a segurança devido a vários pontos de alagamento principalmente no interior do Município.
Os contatos para emergências são 199, 193 e (47) 99740-3849 c/ Juliana.
Nessas
Horas vemos a importância dos ógãos municipais e estaduais, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias de prefeituras, e não esquecendo das pessoas voluntárias que não medem esforços para ajudar como puder.