Transporte coletivo
Esta semana o prefeito de São Bento do Sul, Tomazini, acompanhado da vereadora e presidente da Câmara, Zuleica Voltolini - PP, além do secretário de administração, Maykel Laube, explicaram para os vereadores, sobre o custo da passagem de ônbus urbano, que voltou a custar R$ 6,50.
Transporte coletivo II
Uma das soluções para baratear o passe, seria um subsídio no valor de R$ 500 mil para a empresa Coletivos Rainha, pelo menos até o final do ano. Mas ainda nada ficou definido.
Transporte coletivo III
Isso sem falar que o edital para uma nova licitação, continua no Tribunal de Contas de Santa Catarina - TCSC., e corre o risco do referido edital ser cancelado. E por outro lado os vereadores não estão de comum acordo sobre o tal subsídio.
Nova eleição
Poderá ocorrer na Câmara de Papanduva, hoje presidida pela vereadora Sandra Silva - PSD. Os motivos exatos ainda não foram divulgados.
Mas Para
O bem do prefeito Jefinho Chupel - PSD, um vereador do PP seria uma boa saída política, pois a sua vice, Marli de Luca é do PP, e juntos PSD/PSD formam a aliança de governo até o final de 2024.
Pelo
Que corre nos bastidores, estão no páreo os vereadores Alexandre Grabovski e Moisés Passos. É esperar para conferir!
Treinamento
Nesta quarta-feira (19/07) os Vereadores Mirins de São Bento do Sul, participaram de um treinamento com foco na atuação parlamentar durante as sessões em Plenário. O treinamento com foco na atuação parlamentar é de suma importância para os vereadores mirins, pois oferece uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades essenciais no exercício da democracia.
Treinamento II
Ao aprenderem a debater os projetos apresentados, os jovens legisladores têm a oportunidade de compreender diferentes perspectivas e argumentos, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de tomar decisões embasadas. Além disso, a preparação para se expressar na tribuna da Câmara Municipal promove a confiança e a desenvoltura na comunicação pública, permitindo que eles representem de maneira efetiva os interesses e preocupações de suas comunidades.
Piso do Magistério
A Federação dos Municípios Catarinenses - FECAM, saiu em defesa dos municípios, acerca do pagamento do piso nacional do magistério. Na nota técnica do piso nacional do magistério, a FECAM deseja que o TCE/SC analise e reconsidere a determinação pela obrigatoriedade no pagamento do piso, por entender que ela é inconstitucional, uma vez que não existe uma lei federal que obrigue o pagamento.
Piso do Magistério II
Além disso, não há parâmetro para a aplicação automática, pois a lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), revogou a lei anterior e alterou critérios, aumentando o índice de correção.
Cadê o apoio
Apoio a líder do prefeito Tomazini, vereadora Terezinha Dybas - PSDB, que ficou praticamente sozinha ouvindo todo o barulho e cobranças dos professores, pelo pagamento do piso dos magistério e que estiveram na Câmara, na última segunda-feira. Pelo que se sabe, nem o prefeito, muito menos os demais secretários se manifestaram a seu favor.
Cadê o apoio II
Apenas o secretário de educação, Josias Terres, se solidarizou após a sessão. Assim fica difícil defender a administração, praticamente sozinha. E olha que Terezinha é uma heroína, defendendo críticas e também na defesa de todos os projetos que chegam na Câmara.
Comments